Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

TURISMO

Mato Grosso se posiciona como novo destino turístico do país na Adventure Sports Fair

Mato Grosso se posiciona como novo destino turístico do país na Adventure Sports Fair
Três dias de intensa movimentação, troca de experiências, apresentação e formatação de novos roteiros, bem como comercialização de produtos turísticos. Assim Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins, estados que compõem o Consórcio Brasil Central, posicionaram a região como um novo e atraente destino turístico brasileiro durante a 18ª edição da Adventure Sports Fair, que aconteceu no último domingo (29), em São Paulo. 

Leia mais:
Chapada se consolida como destino de casamento e atrai turistas de todo o país


Individualmente, todos os estados já têm destinos e atividades turísticas bem difundidas e consolidadas, mas a feira de turismo esportivo - encerrada na noite de domingo, marcou o primeiro evento no qual os estados se apresentaram juntos, num estande pensado e executado para dar visibilidade a todos os destinos, de forma integrada.

As características dos destinos turísticos do Brasil Central foram determinantes para atrair o público da feira para o estande do Consórcio. A união destas unidades federativas no âmbito do turismo visa diversificar a oferta turística brasileira, consolidando um destino focado na natureza, cultura, aventura e turismo termal, modalidades que têm atraído cada dia mais o mercado consumidor nacional e internacional. 

No estande do Brasil Central estiveram presentes aproximadamente 45 empresários dos cinco estados, além do poder público estadual e parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O resultado da ação foi aprovado por empresários, governos e parceiros.  Proprietário de um atrativo turístico na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Lauro Jurgeaitis enfatizou o caráter de aprendizado proporcionado pelo evento e considerou que a participação conjunta permitiu um contato com os agentes de turismo dos estados da região que facilitará a comercialização de roteiros integrados. 

“É muito legal a gente poder conhecer melhor e falar com mais propriedade. Pudemos trocar muitos contatos e teremos mais confiança em falar dos destinos vizinhos. É uma grande sacada essa proposta”, considerou. 

Juntos os estados conseguiram posicionar a região como um novo destino turístico no Brasil. “O que sempre foi a proposta do Brasil Central é mostrar para brasileiros e estrangeiros que existe algo além de sol e praia no país. Existe um Brasil Central, um coração do Brasil que tem uma paisagem incrível e muitas atividades a serem desenvolvidas, que é perfeito para a prática do ecoturismo. Foi isso que viemos firmar na Adventure Sports Fair”, destaca Luis Carlos Nigro secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso. 

Adventure Sports Fair

A Adventure Sports Fair é o principal evento da América Latina dedicado ao mercado de esportes e turismo de aventura. Lançada em 1999, a feira se fortalece a cada nova edição e é reconhecida cada vez mais como referência no setor de aventura ao reunir as principais marcas, destinos, agências governamentais e aventureiros em um único evento.

Gastronomia

A gastronomia foi outra atração do estande do Consórcio, uma gastronomia típica do Brasil, resultado da mistura de diversas culturas, a gastronomiaé variada e proporciona experiências singulares a turistas de todo o mundo. Os pratos típicos de cada localidade funcionaram como uma espécie de bônus para os visitantes, se tornando uma forma de integração direta com a comunidade do destino turístico. 

No estande do Brasil Central, os visitantes tiveram a oportunidade de degustarem pratos típicos como a Banana Chips, de Mato Grosso, o Empadão de Goiás, o Caldo de Piranha de Mato Grosso do Sul. Atraído pelos sabores da região, o público formava filas a cada momento de degustação. 

A banana chips do Mato Grosso caiu nas graças do público da Adventure Sports Fair. Cleiton Santos é de Santo André (SP) e, até então, não conhecia a banana chips. Atraído pela aparência se encantou também com o sabor. “A aparência foi ótima, já deu vontade de comer. Eu achei que era doce mas, por ser salgada, eu achei melhor ainda. Já estava na intensão de conhecer o Mato Grosso, agora, mais ainda”, disse.

A versão chips levada à feira, resulta da banana da terra verde fatiada e frita em óleo bem quente e, posteriormente, temperada com sal. Simone Lara, coordenadora de Marketing da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso, explica que a banana é um ingrediente muito presente na culinária do Estado. “A banana é um forte de uma região chamada Nossa Senhora do Livramento, que fica na entrada do Pantanal, e o mato-grossense usa para praticamente tudo, assim como a manga e o caju”, contou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet