Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Apaixonada pelo interior

Jornalista de MT conta história de superação na Globo após perder um dos olhos; fotos

Foto: Reprodução/Instagram

Jornalista de MT conta história de superação na Globo após perder um dos olhos; fotos
Para quem vê Amália Barros com o já famoso sorriso no rosto, é quase impossível imaginar todas as batalhas enfrentadas por ela. Ao todo, ela já passou por 11 cirurgias no olho, sendo que uma delas foi para retirar por completo o globo ocular do lado esquerdo, após um problema causado por toxoplasmose que causou uveíte e também um tombo, que provocou o descolamento de retina. Ela divide o seu tempo entre São Paulo, estado onde nasceu e Mato Grosso, onde tem uma fazenda com o marido. No Instagram, são mais de 116 mil seguidores.

Leia mais:
Suplemento, pomadas e dinheiro: saiba como ajudar Serginho na luta contra a doença rara
 
Amália participou nesta terça-feira (07) do programa Encontro, na Rede Globo e contou a sua história de superação e como enfrentou o problema e a retirada de um dos olhos. A batalha também foi contada por ela em suas redes sociais, onde possui grande influência. Ela divide o seu tempo entre São Paulo e Mato Grosso. O marido dela possui uma fazenda em Campo Novo do Parecis, onde os dois passam grande parte do tempo.
 
“Dormi enxergando e ao acordar não via mais nada com o olho esquerdo! Motivo? Toxoplasmose que causou uveíte e depois de um tombo num degrau (eu sou a rainha de tomar capote) tive descolamento de retina”.
 
Antes da retirada do globo ocular, a jornalista passou por dez cirurgias, em dez anos, para tentar enxergar por completo: “Não consegui e com todos esses procedimentos meu olho foi ficando cada vez mais feio e atrofiado. Claro que ficava triste, mas meu foco sempre foi voltar a enxergar. Na verdade, o pior sempre foi o pós operatório. Chato, cansativo, dias e dias de remédio, cama e dor!”.
 
Com uma viagem marcada para a Europa, a paulista recebeu a notícia de que não poderia seguir com o planejado e teria que ir para a sua 11ª operação, a mais difícil de todas: “Em janeiro de 2016, [...] recebo a notícia que além do problema na retina, também estava com complicações na córnea e que no dia seguinte não iria mais viajar como programado, iria para a sala de cirurgia para tirar o meu olho, fazer a 11ª operação, e começar o processo para colocar a prótese”.
 
“Chorei um bocado, meu pai e o Thiago [marido] que estavam comigo na consulta me acalmaram e após muita conversa resolvi aceitar o que o médico tinha decidido. Na verdade foi melhor alguém tomar essa decisão por mim. Durante muitos e muitos anos pensava nessa possibilidade, mas não conseguia me decidir”, acrescentou.
 
A retirada foi feita no dia 18 de janeiro e 2016 e no lugar do globo ocular foi colocado um pouco de gordura, retirado da barriga de Amália: “deveriam ter feito uma lipo, mas não fizeram”, brinca a jornalista, que ainda acrescenta: “O médico me disse que provavelmente eu sentiria muita dor, teria enjoos e não conseguiria me alimentar direito, afinal era um procedimento muito invasivo. Acreditem... eu não senti nenhuma dor , nenhum enjoo e ganhei oito quilos durante os dois meses de cama”.
 
A prótese só foi colocada depois que a cirurgia cicatrizou. No dia seguinte, ela fez a encomenda do produto, que foi feito a mão: “O valor é muito acessível. Mesmo! Eu paguei R$ 1.500 na minha. Sei que pra alguns é pouca grana e pra outros muito dinheiro! O que eu tô dizendo é que pra uma prótese, pra um trabalho super delicado e que muda a vida das pessoas, como mudou a minha, é um valor acessível sim”.
 
“A primeira vez que me olhei no espelho com a prótese, não me reconheci. [...] Não me enxerguei. Foram 10 anos me olhando no espelho, me vendo de um jeito, com um olho cheio de problemas. Estava, pela primeira vez, me vendo sem ele e com um olho que eu tinha acabado de conhecer e comprar. [...] Na segunda semana a gente (o olho novo e eu) já estava se dando melhor! Um mês depois já estava rolando uma afinidade... Já não tinha mais medo de tirar e colocar (simmm, eu tiro todo dia pra lavar com shampoo neutro e soro fisiológico), já estava conseguindo dormir com ela, já estava começando a entender como me maquiar com o meu novo olho, já estava olhando no espelho e enxergando a Amália. Hoje, um ano e meio depois, nem penso mais nisso!”, comenta.
 
Como se não bastassem as 11 cirurgias no olho, no meio disso tudo Amália ainda passou por mais um procedimento e precisou remover um rim, que não se desenvolveu e era do tamanho de uma azeitona. Por conta disto, ela teve infecção de urina frequente, todas com muita febre, durante dois anos.
 
“Como eu posso enxergar isso? Tristeza ou sorte. Escolhi a segunda opção, afinal tenho que agradecer por ter tido problema em órgãos que eu tenho dois e vivo perfeitamente com apenas um. Imagina se fosse no coração? Ah, o coração tá aqui, bem, saudável e cada vez mais transbordando amor!”, resume a jornalista.
 
Para Amália, estes episódios a fizeram crescer: “Muitas vezes parei e fiz a leitura de tudo que estava acontecendo comigo e como eu poderia fazer disso uma coisa boa! [...]Não sou perfeita e tô bem longe disso, mas eu melhorei muito com toda essa história. [...] Me sinto mais gente sabe, dando o valor que cada coisa realmente merece! [...] Não é fácil passar por isso, pra mim também não foi e tudo que eu mais quero hoje é poder distribuir amor e ajudar as pessoas com a minha história”.
 
Apaixonada pela natureza e vida no campo, Amália passa grande parte do tempo em uma fazenda da família, que fica em Campo Novo do Parecis. Neste tempo em que foi acolhida por Mato Grosso, ela já postou várias imagens em aldeias indígenas e também cachoeiras e declarou diversas vezes amor ao Estado.
 
Conheça mais da história da jornalista nas suas redes sociais clicando AQUI e AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet