Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Sarau de Segunda

Sarau beneficente resgata cultura e gastronomia cuiabana no Palácio Paiaguás

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Sarau beneficente resgata cultura e gastronomia cuiabana no Palácio Paiaguás
Um Sarau que resgata a cultura, música, arte, gastronomia cuiabana e ajuda famílias que vivem em situação de vulnerabilidade irá acontecer no próximo dia 27 de novembro, no Palácio Paiaguás.

Durante o “Sarau de Segunda” serão apresentadas músicas, danças, poesias, teatros, causos folclóricos e serestas. Além da apresentação dos artistas, o evento também dá espaço a gastronomia, com comidas típicas como Maria Izabel, Paçoca de Pilão com bananinha, carne seca com banana verde, revirado de carne e escaldado. Os pratos serão doados por buffets e restaurantes da capital.

Leia Mais
Sarau da Casa de Artes resgata cultura várzea-grandense na próxima quinta-feira

As tradicionais casas cuiabanas e suas peculiares decorações, com salas coloridas abrigando cadeiras de balanço, cristaleiras antigas e grandes mesas para refeições, espaçosos quintais com pés de bananeiras e seus cachos rodeados de bancos de madeira, serão reproduzidas.

O evento como convite um ‘Vale Filtro de Barro com Velas’ que será doado para famílias da baixada cuiabana que vivem em situação de vulnerabilidade, sem acesso a água potável.

De acordo com a assessoria, o evento faz parte de uma série de ações programadas em comemorarão aos 300 anos de Cuiabá, que será celebrado em 2019 e foi proposto pelo governador Pedro Taques, que é cuiabano e sugeriu o Sarau como forma de valorizar a cultura e tradições da capital mato-grossense.

A decoração das salas que serão montadas no Palácio Paiaguás para o evento contará com objetos centenários como a cristaleira do historiador Rubens de Mendonça e uma mesa que pertenceu a Marechal Rondon. Os ambientes ainda trarão objetos muito comuns à época, como potes e canecos de alumínio. Várias famílias cuiabanas estão ajudando na montagem, emprestando objetos e fotos antigas para reprodução de uma moradia típica cuiabana de décadas atrás.

Os participantes do Sarau serão recepcionados pelas comadres Pitú e Creonice, personagens que relatam os costumes cuiabanos com muito humor.
 
Lançamento

O ‘Sarau de Segunda’ será aberto ao público e quem quiser participar deverá adquirir o convite, no valor de R$ 100, verba que será usada para a compra dos filtros de barro. A venda do convite é de responsabilidade do Buffet Iracilda Botelho, que comprará os filtros e os doará ao NAV, que por sua vez entregará os objetos às famílias cadastradas em projetos voltados a pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Quem quiser comprar o ingresso poderá entrar em contato com Iracilda pelo telefone 99981-6206 ou com a coordenadora do NAV, Cely Almeida, pelo número 99921-7734, que ajudará no direcionamento para aquisição do convite.

Sarau

A ideia da doação de filtros nasceu de visitas aos bairros da baixada cuiabana em que muitas famílias sem água tratada demostraram o desejo de um filtro de barro, afirmou Cely Almeida, coordenadora Executiva do NAV. “Desta forma resolvemos fazer esse Sarau, que já era um desejo do governador e da coordenadora de honra do NAV, Eda Taques, e toda a renda será revertida a aquisição de filtros que vamos levar para essas famílias. A solicitação que recebemos dá mais de 2 mil filtros mas no sarau estaremos recebendo aproximadamente 350 pessoas por limitações do espaço físico. Quem não puder comparecer na festa mas quiser doar os filtros de barro serão bem vindos”.

Uma das organizadoras do evento, Cibele Bussiki, explicou que serão montadas três instalações: as salas tradicionais, o quintal cuiabano e o local da grande seresta. “O quintal cuiabano, onde serão realizadas várias intervenções e degustação das comidas regionais, remeterá ao cheiro do pequi, da manga. Na seresta, que será realizada no Salão Nobre do Palácio, as pessoas terão oportunidade de ouvir uma boa música que remeterá aos anos 40, 50, 60. Tenho certeza que vai ser muito emocionante, as pessoas vão sair do Sarau com muitas saudades”.

“O quintal cuiabano nos remete a infância, a um saudosismo, a nossa gastronomia. As crianças foram criadas nos quintais subindo em mangueiras, cajueiros. Então queremos que o perfume destas frutas remeta as pessoas as casas que viviam na infância. Os saraus aconteciam no terreiro, toda casa tinha um poço, os cuiabanos sentavam embaixo da mangueira, naqueles bancos de madeira e ali faziam as rodas culturais. As apresentações não serão ensaiadas com cada hora um se apresentando, serão como se tivessem sentados em quintais, com as pessoas interagindo entre si. Vai ser um espetáculo de vivencia, de resgate para todas as pessoas que participarem desse e dos outros saraus que virão”, comemorou o cenógrafo e pesquisador da cultura mato-grossense Waldeck Curvo

Confira o vídeo:

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet