Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

NA ORLA DO PORTO

Projeto “Kwanzaa” reúne rito ecumênico, gastronomia e cultura no Dia da Consciência Negra

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Projeto “Kwanzaa” reúne rito ecumênico, gastronomia e cultura no Dia da Consciência Negra
Um projeto em homenagem ao Dia da Consciência Negra irá reunir rito ecumênico, feira de gastronomia, intervenções culturais e muita música em um show comandado pelas “Divas Negras”.
 
O “Kwanzaa”, que significa celebração, será na próxima segunda-feira (20), na Orla do Porto e tem início marcado às 18h.

Leia Mais: 
Final de semana tem Festival Papo Reto, Anselmo e Rafael, festas eletrônicas, rodeio e mais

Patrono da raça negra, a Igreja de São Benedito irá colaborar com um rito ecumênico, bem como com a gastronomia, que deve ser preparada em conjunto com os festeiros da Igreja do Rosário.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, os representantes dos grupos de matrizes africanas também participarão, difundindo sua cultura, seus costumes e cultos e, ao mesmo tempo, promovendo a união entre as crenças e o estímulo ao espírito de tolerância entre os povos.  
 
“O projeto Kwanzaa é o reconhecimento a inestimável obra dos negros na construção da nossa sociedade. E esta iniciativa pretende demonstrar a ação humanizada e sensível de uma gestão popular como a nossa, comprometida com as causas socioculturais da nossa cidade”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.
 
A programação começa a partir das 18h com a apresentação de grupos de Capoeira de Angola. Em seguida, teremos a celebração de Missa Afro, em honra aos afros-decentes, capitaneada pela igreja católica e participações.
 
Na sequencia apresentações de grupos de danças afros e poesia. E logo mais o show das “Divas Negras” que trará as cantoras Azuilla Costa, Gê Lacerda, Luciana Bonfim, Bia Borel, Juliane Grisólia e Najeda Redon.   
 
As festividades deverão contar ainda com a participação do Quilombo Mata Cavalo e sua personalidade quilombola mais antiga de Mato Grosso, o senhor Antônio Mulato, com 112 anos.

Consciência Negra
 
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.
 
A Prefeitura de Cuiabá está preparando uma programação especial para comemorar o Dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira (20). 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet