Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

Erudito com pop

Violinista cuiabano, Yllen Almeida se apresenta “In Concert” em Cuiabá

Foto: Reprodução

Violinista cuiabano, Yllen Almeida se apresenta “In Concert” em Cuiabá
Transitando naturalmente pelo erudito, pela música popular e pelo rock, o violino, instrumento musical dos mais poderosos para alcançar a subjetividade, conduz a noite do próximo sábado (25) na Casa do Parque, em Cuiabá. É o show intimista “In Concert” protagonizado pelo violinista Yllen Almeida, cuiabano que cresceu entre partituras e conquistou outras terras pelo seu virtuosismo.

Leia mais:
Orquestra da UFMT e jovens solistas se apresentam em concerto no domingo

 
É que aos 10 anos, Yllen já ocupava cadeira na Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso. O talento lhe rendeu prêmios internacionais e o vínculo afetivo pela capital mato-grossense e sua gente, onde ficou 15 anos longe, o fez voltar.

Neste retorno, revigorou suas raízes e ampliou suas experimentações. Parte deste trabalho ganha o espaço cultural Casa do Parque, num espetáculo em que divide a cena com músicos convidados, amigos de várias fases de sua trajetória.
 
A ideia, comenta o violinista, é evidenciar a versatilidade do violino e suas múltiplas potencialidades. Para tanto, selecionou um repertório que lhe emociona e é impactante para o público, numa mescla de erudito, contemporâneo, com forte presença de clássicos da música mundial.

Os convidados: o maestro Fabricio Carvalho, os cantores Raphael Koury, Priscila Carvalho e Nathália Lorentz dividem a cena com o violinista Yllen Almeida e a Cia. Rock Band, banda de rock instrumental liderada pelo artista e que traz os músicos Wander Soares, Wellington Bach, Welder da Vitória, Marcão dos Santos e Álvaro Brito. A Cia. Rock Band é um projeto dedicado ao rock instrumental, da Cia Sinfônica, da qual o violinista faz parte e também atua como produtor.

O repertório passeia por composição nacional, como "Todo Azul do Mar", de Flavio Venturini e por ícones internacionais como Rolling Stones, Michael Jackson, Led Zepellin, Mettalica, Nirvana, U2, Bon Jovi, Coldplay, entre outros. "O violino é o protagonista da noite e sua versatilidade é surpreendente. Dos mais tocantes instrumentos musicais, o violino toca na alma", pontuou.

O show começa com o tema de abertura da série Game of Thrones e segue com clássicos do rock como "I dont wanna miss a thing", de Aerosmith". A sensível "You Raise me Up" traz um dueto muito especial: o maestro Fabricio e o violinista Yllen, parceiros artísticos há mais de duas décadas. E o erudito não poderia faltar. Juntos, apresentam a canção "Czardas", de Vittorio Monti,  exibindo o virtuosismo de ambos.

"Fabricio além de possuir talento admirável, é um amigo de longa data, dos maiores incentivadores da minha carreira, e tenho muito orgulho de ser spalla da Orquestra Sinfônica da UFMT, regida por ele com muita competência", destacou Yllen.

A admiração continua a conduzir as participações especiais da noite: o cantor Raphael Koury interpretará a canção "Standing outside the fire", de  Garth Brooks, enquanto Nathália Lorentz canta  "Runaway", da banda  The Corrs. "Raphael e Nathália se destacam na cena musical pelo talento e versatilidade", comenta.  Das mais belas vozes femininas do país, a cantora Priscila Carvalho certamente emocionará o público ao cantar "Sweet Child O´ Mine", de Guns N´Roses.
 
O cuiabano Yllen Almeida acumula prêmios nacionais e internacionais, iniciando iniciou seus estudos aos seis anos de idade, se destacando pela habilidade ao executar o repertório sinfônico com desenvoltura. A predileção musical chamou a atenção do renomado Professor Doutor Édson Queiroz, da Universidade Federal de Minas Gerais. Seguiu para Belo Horizonte, e lá ganhou concursos, integrou importantes orquestras atuando também como solista em muitas delas.
 
Além da cena erudita, Yllen incursionou por Minas Gerais como Spalla da Orquestra que acompanhou o cantor Flávio Venturini e 1º violino do Quarteto de Cordas do Grupo Boca Livre e da Banda 14Bis, adquirindo maturidade no universo da música popular brasileira. E não parou por aí, ao retornar para Cuiabá, acrescentou ao violino a música eletrônica, ampliando sua vocação artística.
 
Serviço
 
Quando:
sábado, dia 25 de novembro
 
Horário: 21h30
 
Onde: A Casa do Parque - Cuiabá

​Inf.: (65) 3365-4789
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet