Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

NA ALMT

Exposição de telas promove celebração da cultura afro e empoderamento feminino

Foto: Divulgação

Exposição de telas promove celebração da cultura afro e empoderamento feminino
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebe a exposição “Raízes” que acontece nos dias 21 e 24, no saguão principal da sede do Legislativo. A mostra terá apresentações de poesia, música e dança, com objetivo de provocar reflexão, conhecimento e celebração da cultura afro.

Leia Mais: 
Cine Teatro tem pré-estreia da Comédia Divina, de Toni Venturi nesta quarta-feira

Responsável pela organização da exposição, o Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL) trará obras das artistas plásticas Cida Silva, Gilda Portella, Jamika Farias, Laura Borges, Maria Auxiliadora, Meg Marinho e Paty Wolf. “Essa é uma exposição comemorativa, mas também de reflexão sobre os desafios que ainda precisam ser superados para ter uma sociedade que respeite e valorize as suas diferenças”, afirma a superintendente do IMPL, Mara Visnadi.

“As telas retratam as alegrias, as dores, as lutas e os aspectos culturais da matriz africana, enfim, o universo feminino negro, mostrando que suas raízes são fortes e influentes na história e na cultura de mato-grossense”, destaca Gilda Portella, uma das expositoras.

De acordo com a ALMT, a data é de reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro no Brasil. Ela foi incluída em 2003 no calendário nacional e homenageia Zumbi dos Palmares, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares, que morreu neste dia, no ano de 1695.
 
Atualmente mais de mil cidades brasileiras comemoram, em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. Na ocasião são realizados congressos, reuniões e eventos para refletir sobre a história de preconceito racial sofrida, a inferioridade da classe no meio social, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, tratando-se também de temas como beleza negra, moda, conquistas, entre outros assuntos relacionados.
 
Serviço:
Exposição “Raízes”
Dias 21 e 24, das 8h às 17h
Local: Saguão principal da sede do Legislativo
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet