Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

RESGATADAS EM QUERÊNCIA

​Quatro antas resgatadas dividirão espaço com elefantes em Santuário de Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

​Quatro antas resgatadas dividirão espaço com elefantes em Santuário de Chapada dos Guimarães
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) encaminhou nesta terça-feira (21) duas antas fêmeas, um filhote de quatro meses e outra juvenil para o Santuário de Elefantes, localizado em Chapada dos Guimarães. No novo lar, os animais passarão por um processo de reabilitação para ter sua aclimatação no habitat natural avaliada.

Leia mais:
Santuário de Elefantes comemora um ano com evento aberto ao público em Chapada
 
Conforme a coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Danny Moraes, a filhote precisa aprender de forma gradativa a conviver na natureza. Ela explica que esse acompanhamento será feito porque a soltura não pode ocorrer de maneira abrupta, pois sem um preparo a anta pode se tornar presa fácil para outros animais. “Nós priorizamos a soltura no bioma original do animal”.
 
As antas recuperadas pertencem a espécie brasileira Tapirus terrestris, e foram resgatadas sem nenhum ferimento pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), no mês de setembro em uma área urbana do município de Querência (945 km de Cuiabá), e outra em Chapada dos Guimarães. Outras três antas já passaram por este mesmo procedimento no Santuário, uma delas já está em vida livre, as outras estão ainda em processo de acompanhamento.

Criar animal silvestre é crime

A Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, estabelece pena de seis meses de detenção e multa para quem manter em casa animais silvestres sem a devida autorização/licença do órgão competente. A sanção vale também para quem matar, caçar, vender ou transportar estes animais. “Nossa equipe e os parceiros que fiscalizam e trabalham no resgate à fauna no Estado estão empenhados em combater os crimes contra os animais”, pontua Danny.
 
Denúncias ou informações

A Sema orienta que quem presenciar atropelamentos ou outras situações como de abandono, por exemplo, tenha cuidado. Alguns animais silvestres oferecem riscos, especialmente quando machucados. Para outras informações ou mesmo em caso de resgate, a Sema orienta ligar para o número 190, da Polícia Militar. Em caso de dúvida, entre em contato com a Coordenadoria de Fauna: (65) 3613-7291/ faunaepesca@sema.mt.gov.br.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet