Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Em Cuiabá

De guacamole de manga a vinagrete de caju: chef redescobre sabores do cerrado em curso para alimentação saudável

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

De guacamole de manga a vinagrete de caju: chef redescobre sabores do cerrado em curso para alimentação saudável
Pelos caminhos que percorreu entre Minas Gerais, onde nasceu, São Paulo e Itália, a nutricionista e chef de cozinha, Adriana Nodari,esteve, desde a infância, ligada à gastronomia. As experiências na área a trouxeram recentemente ao cerrado, onde redescobriu os sabores da manga, do caju, da banana da terra e do cumbaru - castanha semelhante à noz. Combinados entre si e a outros ingredientes eles são aposta para uma alimentação mais saudável e adequada aos nossos contextos. É esse o mote do Curso de Cozinha Saudável, que será ministrado por ela em Cuiabá.

Leia mais:
Marollo oferece buffet recheado de opções com feijoada, frutos do mar e comida oriental

A proposta, de acordo com a nutricionista, é repassar o conhecimento adquirido ao longo deste tempo, aprimorando-o com toques regionais. “Tem muita coisa aqui que as pessoas acabam ignorando justamente por conta do excesso. Com a manga por exemplo, você pode fazer gelatina, suco, uma guacamole. Não é que essas receitas já não existam, mas a intenção é abrir mais esse leque de possibilidades,respeitando a cultura e a produção local”, explica.

O incentivo à reflexão culinária ganha reforço com outros dois fatores: a economia e a praticidade. A chef faz questão de destacar que a execução destas ideias não precisa ser difícil e que, se passármos a considerá-las, a economia pode ser instantânea. “Converso com muita gente que não conhece o cumbaru e paga mais de R$ 100 no quilo da castanha ou noz, nos supermercados. Na região de Poconé, onde tem muito, ele é vendido por R$ 50,00.”

Uma das delícias possíveis com o ingrediente é o brigadeiro de biomassa de banana verde com chocolate amargo.  Outra sugestão que envolve frutos da região é o vinagrete de caju, opção salgada para um produto comumente utilizado em receitas doces. Todo o discurso em torno dos alimentos remete ao conceito de Slow Food, criado por Carlo Petrini em 1986. Para ele, a forma como nos alimentamos influencia o que nos rodeia - na paisagem, na biodiversidade e nas tradições.

Assim, se respeitados estes fatores, é possível melhorar a qualidade da alimentação e saborear de maneira simples, o que, segundo a corrente, torna o cotidiano mais prazeroso. “É preciso considerar também o tempo da natureza e observar o período de cada fruta ou verdura. Você pode comprar blueberry, mas por que não consumir jabuticaba, que dá em abundância na época?”, diz Adriana.

Somadas a técnicas básicas de cozinha, as dicas para otimizar e trazer esses conceitos para o dia-a-dia serão repassadas no sábado, dia 2 de dezembro, no Espaço Gourmet do Edifício Parque Residence, na Capital. Para a ocasião, será desenvolvido até um sorvete especial, exclusivo. A criação é da gelateria Matteo e o sabor será revelado apenas no dia. 

Os interessados devem entrar em contato com a organização por meio do número 65 9818 0866 até terça-feira, 28 de novembro. Pelo endereço @adriana_nodari, no Instagram, também é possível conferir algumas receitas compartilhadas pela nutricionista. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet