Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Neste sábado

Corais e grupo musical da UFMT irão participar da abertura do tradicional Presépio de Natal em Cuiabá

Foto: Divulgação

Corais e grupo musical da UFMT irão participar da abertura do tradicional Presépio de Natal em Cuiabá
O presépio de Natal, tradicional atividade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), terá abertura na próxima sexta-feira (01.12). O Coral Infanto-juvenil e o Coral da 3ª Idade da UFMT juntamente com o Projeto UFMT em Cordas, participam da abertura com um extenso repertório de musicas natalinas.

Leia Mais: 
Presépio teatral reproduz vida, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo

Neste ano, a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) traz de volta retratada a obra do artista plástico Sebastião Silva, que harmoniza a cultura cuiabana e a diversidade de povos, tornando uma bela paisagem de unidade às diferenças. O presépio é uma atividade tradicional na UFMT de cunho cultural e extensionista.
 
Os grupos

Conforme a assessoria, os coros são projetos de extensão e fazem parte do Núcleo Coral UFMT. O Coral Infantojuvenil iniciou suas atividades em 1999 e, desde então tem realizado e participado de inúmeras apresentações e eventos.

Formado por crianças e adolescentes entre 07 a 15 anos, ao longo dos anos de trabalho, participou de diversos eventos, produziu e realizou espetáculos como "Brasileirinhos" (2004), "Próprio para Menores" (2005), "Planeta Sonho" (2007), "O Circo vem Aí" (2015), além da montagem da cantata cênica "Carmina Burana" (2007), de Carl Orff, juntamente com o Coral UFMT (grupo adulto) e o Coral Praticutucá. 

Atualmente, conta com cerca de 50 coralistas e realiza um repertório vasto e diverso, com canções que buscam o desenvolvimento criativo, humano e artístico-musical, sob-regência de Wando Martiniano, Rômulo Ronny Aguiar da Silva e Camyla Félix.

O Coral da 3ª Idade está em seu quinto ano de atividades. Conta, atualmente, com 62 vozes, em sua maioria, com pessoas acima de 60 anos de idade, em está sob-regência das maestrinas Alexsandra Matos e Iasmim Medeiros, ambas graduandas em Música – Bacharelado em Canto pela UFMT.

Já o UFMT em Cordas é coordenado pelo professor do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Oliver Yatsugafu, e é formado pelos violinistas Felipe Harder, Hulda Carla, Carol Kelli, Jhonni Campos, Carlos André Soares, Gleciane Freitas, além do professor Oliver, pelos violistas Emanuel Erasmo e Diego Lopes e pela violoncelista Bárbara Sol.

O grupo se dedica a recriar um dos gêneros de maior representatividade brasileira, o choro com a interpretação de nomes de vulto da música brasileira, mas também com considerável produção autoral. Trata-se de música popular e instrumental com sotaque cuiabano.
 
O evento é uma realização da Procev, Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), Núcleo Coral UFMT e UFMT em Cordas.

Serviço:
Presépio de Natal
Sexta-feira (01/12), a partir das 17h30, no bosque da UFMT (próximo ao Complexo Aquático)
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet