Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

PATRONO DA HISTÓRIA

Biografia autorizada do pai de Jayme e Júlio Campos traz curiosidades sobre a vida pública de Mato Grosso

Foto: Fundação Júlio Campos / Divulgação

Júlio Domingos de Campos

Júlio Domingos de Campos

É provável que, no futuro, os livros de história de Mato Grosso tenham o esmero de citar que a descendência do empresário Júlio Domingos de Campos, o Seo Fiote, como uma das mais influentes de Mato Grosso, em parcela considerável dos séculos XX e XXI. E isso vem retratado no livro “Seo Fiote – Um homem de Palavra”, de autoria do escritor e jornalista João Carlos Vicente Ferreira, ex-secretário de Estado de Cultura e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT).
 
A expectativa do autor da obra, na biografia autorizada, é mostrar à sociedade mato-grossense um pouco da história de vida, familiar, empresarial e política de Seo Fiote, patriarca da família Campos, ao lançar este livro, no próximo dia 11 de dezembro, a partir das 19 horas, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa – anexo ao Edifício Dante de Oliveira.

Leia Mais:
Cuiabano que sofre com depressão há 20 anos lança livro contando sua história​
Centro Político Administrativo ganhará Toten em homenagem a Julio Domingos de Campos “Seu Fiote”

 Ele é o único pai de dois governadores de Mato Grosso: Júlio José (1983-86) e Jayme Veríssimo de Campos (1991-94). Como o pai, Júlio e Jayme também foram prefeitos de Várzea Grande, enquanto Benedito Paulo de Campos foi prefeito de Jangada. Jayme por três vezes – 16 anos.
 
Além disso, ambos foram senadores da República por Mato Grosso: Júlio José (1991-99) e Jayme Veríssimo (2007-15).  A atual prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM), de Várzea Grande, é esposa de Jayme e nora de Seo Fiote.
 
O autor argumenta que trata-se de um trabalho baseado em entrevistas e depoimentos de familiares, amigos, correligionários e adversários políticos e, especialmente, de Dona Amália Curvo de Campos, junto ao  marido Seo Fiote. O prefácio da obra foi escrito por Laurinha Campos, filha do ex-goverandor Júlio Campos e neta de Seo Fiote.
 
Na pesquisa transformada em obra, João Carlos Ferreira retrata um homem considerado eterno líder político de Mato Grosso. Em suas memórias, narrativas e depoimentos, buscou-se contar um épico de lutas, revezes, esperança renovada e de triunfo.
 
Seo Fiote nasceu na Fazenda Caninana, na divisa de Várzea Grande com Nossa Senhora do Livramento, em 9 de janeiro de 1917. O autor do livro apresenta-o como um homem trabalhador, generoso, corajoso e prático, buscava viver com os pés chão e, por conta disso, construiu um grande império empresarial e um enorme legado político, demonstrando a sua capacidade de reafirmar os princípios e valores de um homem de palavra.
 
Parte significativa de sua notável trajetória de vida, ao longo desses últimos 100 anos (faleceu a 20 de setembro de 2007), se transfere para este livro, que contempla a singularidade de fatos históricos nas palavras dos que puderam ter a felicidade da convivência com a grandeza de vida de Seo Fiote, que viveu, com plena saúde, por mais de 90 anos.
 
Sempre estimado e distinguido por seus avós, o pequeno Fiote foi educado nos moldes tradicionais, com orientação à importância que o trabalho e a responsabilidade social têm nas pessoas ao longo de suas vidas, por isso, trabalhou desde muito cedo, sendo leiteador e auxiliar de balcão. Essa experiência vivida por detrás de um balcão de negócios e no campo, dentro de retiros e lidando com o gado, deu a Fiote motivação para, com apenas 23 anos, para dar início ao seu próprio negócio.
 
O autor do livro aponta que Seo Fiote, por sua retidão e respeito à vida pública e política, sempre será um dos grandes modelos de homem público de nossa terra, um exemplo a ser seguido. Inspirador, ainda mais nestes tempos de tornados e ciclones que sacudiram a política brasileira. Foi um dedicado pai de família, empreendedor apaixonado pelas coisas de Mato Grosso e pela política nacional, notadamente pelo antigo PSD. É regra geral o conceito de que Seo Fiote possuía o dom de ser respeitado pela sociedade e pelas classes empresarial e política nos mais diversos segmentos e partidos.


 
João Carlos Vicente Ferreira cita que Seo Fiote teve uma vida longeva e poupada à pira inexorável do tempo. Foi um empreendedor de sucesso, de correção extraordinária, como poucos, aliou cidadania e auto-determinação, notadamente na política, onde lançou-se já sendo um homem maduro e ciente de seus objetivos de vida, tendo sempre como lema a virtude da lealdade aos companheiros de partido, lutando pela democracia e pela justiça social.
 
Sempre teve na  solidária companheira, Amália Curvo de Campos, o seu porto seguro, tanto na vida familiar, com seus dez filhos, quanto nos negócios e, de forma muito especial, na política.
 
 O autor do livro cita que foi  convidado pela Família Campos para desenvolver tal projeto e o resultado deste trabalho será uma grata surpresa ao leitor. “Aceitei esse convite como um desafio, visto que vale a pena conduzir o leitor às reflexões e ampliação de conhecimentos sobre a vida desse grande homem, Júlio Domingos de Campos, o Seo Fiote, o patriarca da Família Campos, que muito contribuiu para a formação política, social e econômica de Mato Grosso”, complementou João Carlos Ferreira.
 
SERVIÇO:

Local: Teatro Zulmira Canavarros
Endereço: Avenida André Maggi, 6 - CPA - Cuiabá - MT
Dia: 11 de dezembro de 2017
Horário: 19h30
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet