Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

com degustação

Festival Gastronômico no Mercado do Porto terá oficina gratuita de pratos para o final de ano

Foto: Reprodução / Ilustração

'Lombo trançado' será uma das receitas ensinadas

'Lombo trançado' será uma das receitas ensinadas

Um festival gastronômico de carne de porco acontece neste final de semana no Mercado do Porto, com oficina de gastronomia, degustação e cardápios especiais nos restaurantes e bares. A iniciativa vem de uma parceria entre o Mercado, a Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).

Leia também:
Conhecido como o ‘Cura tudo’, raizeiro se mantém no Mercado do Porto há mais de 20 anos

De acordo com o coordenador do projeto, Jaime Okamura, o festival deste final de semana encerra uma série de atividades que começaram na última segunda-feira (27), em comemoração aos 20 anos da Acrismat. Quem vai ministrar as oficinas de gastronomia é o Chef Celso Castro, que vai ensinar duas opções de receitas para o final de ano: lombo trançado e salpicão. As oficinas são gratuitas, acontecem entre as 8h e as 12h, e as inscrições devem ser feitas no local.

“O nome deste projeto é ‘A vida fica melhor com a carne suína’, e ele foi feito para esclarecer os benefícios desta carne, e melhorar pros açougues, pras cozinhas e levar ao público”, explica Jaime.

Segundo o coordenador, na última segunda (27) e terça-feira (28) foi realizado no local um curso de novos cortes de carne suína, tanto com os açougueiros quanto com outras pessoas interessadas. Já na quarta (29) e na quinta-feira (30), o chef ensinou receitas para que os bares e restaurantes utilizassem aqueles cortes, e na sexta-feira (1) uma técnica encerrou o ciclo de oficinas falando sobre a saudabilidade da carne suína, os benefícios, e o que é mito e verdade.

“Nós tentamos introduzir a carne suína no que eles já fazem. Não mexemos no cardápio. Aí, por exemplo, quem faz bolinho de carne, fez um bolinho de carne suína, quem faz pastel, fez um recheio de carne suína. Tem até empadinha de suíno”, conta o coordenador. Segundo ele, todas estas novidades estarão disponíveis ao público no festival deste final de semana.

Festival

O Festival Gastronômico acontece neste sábado (2) e domingo (3), das 8h às 12h. As oficinas de gastronomia são para vinte pessoas. “A pessoa chega, faz inscrição e participa. Se já estiver lotado, ele pode esperar para o próximo grupo”, explica Jaime. Após a oficina haverá degustação dos pratos. Os visitantes também ganharão livros de receitas.

Segundo o coordenador, o objetivo é ensinar novas receitas para as festas de final de ano, além de dicas de temperos e quais cortes usar.

Serviço

Festival Gastronômico Mercado do Porto
Data: Sábado (2) e Domingo (3)
Horário: das 8h às 12h
Cursos gratuitos
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet