Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

188

CVV passa a operar com número gratuito em Mato Grosso e ligações triplicam

Foto: Olhar Direto

Ana Luisa Pereira, Joimmyr e Isaura Titon

Ana Luisa Pereira, Joimmyr e Isaura Titon

Desde o último sábado, 112 milhões de pessoas de Mato Grosso e outros 14 estados do Brasil e o Distrito Federal podem ligar gratuitamente para o Centro de Valorização da Vida, o ‘CVV’. O número, fruto de um convênio entre o Ministério da Saúde e a entidade, é o 188, e opera em rede em todo o país. Para se ter uma ideia, desde que Cuiabá passou a atender pela nova linha –de início apenas ajudando outros estados - as ligações aumentaram de uma média de 400 para 1200 apoios mensais.

Leia também:
CVV Cuiabá comemora 26 anos de existência em evento com apresentação e palestra
 
O número foi lançado oficialmente na capital mato-grossense na última terça-feira (12), na sede do CVV, no centro da cidade. “O 188 é uma linha do Ministério da Saúde, que em um convênio foi cedida para o CVV para que a opere. Porque para o CVV? Devido à experiência que o CVV tem, já há 55 anos fazendo esse trabalho de prevenção ao suicídio. E a gente viu com muita felicidade. Estamos realizando um sonho, porque desde a fundação temos esse sonho de que toda pessoa que queira, consiga falar com o CVV, tenha um acesso irrestrito”, afirmou, no evento, a voluntária e membro da coordenação da entidade, Isaura Titon.
 
Antes dessa mudança, o CVV atendia por outro número, com o custo de uma ligação local na capital. Ou seja, para quem ligava do interior do estado, o custo era de um interurbano. Outra mudança positiva, segundo a voluntária, foi a de que agora é muito mais difícil que o número esteja ocupado. “[Agora] a gente atende num PABX virtual que é do Brasil todo. A gente atende em rede, e isso é outros sonho do CVV, porque às vezes um posto estava mais ocioso, e outro atendia muitas ligações… e agora as ligações caem em rede e o posto que estiver livre atende”.
 
Joimmys Hellemsberger, também voluntário e porta-voz da instituição, acredita que a mudança será positiva também para os que trabalham no CVV. “Está sendo interessante dos dois lados, acredito eu, porque agora acontece de o telefone não dar mais ocupado. Aqui [em Cuiabá] a gente tem duas linhas, então se uma terceira pessoa ligasse, daria ocupado. E agora, trabalhando em rede, pode cair em outros postos. E é a nossa oportunidade, também, de enriquecimento, porque agora a gente escuta sotaques do Brasil inteiro, assim como os outros postos também vão experimentar escutar o sotaque cuiabano”, comemora.
 
Com o aumento das ligações, vem também a maior necessidade de ajuda. O CVV Cuiabá possui, hoje, 52 voluntários, que trabalham em regime de plantão, sempre quatro horas por semana, em horário fixo. Semestralmente, a instituição promove um curso – que dura doze semanas – para formação de novos voluntários. “Eu participo dos cursos de formação e eu sempre vejo, desde o primeiro dia, muito amor no coração deles pra doar. O que a gente precisa fazer, quando eles chegam aqui, é fazer esse casamento, desse amor, dessa vontade de ajudar o próximo, com a nossa filosofia. A gente passa todo o treinamento e desenvolve durante um tempo este contato com eles pra se fazer o casamento dessa vontade com a filosofia do CVV”, explica Joimmyr. A única restrição aos que quiserem ajudar é a idade mínima de 18 anos, por questões jurídicas.
 
O CVV
 
Há 26 anos em Cuiabá e 55 no Brasil, o CVV foi criado em março de 1962 por um grupo de pessoas preocupadas com o elevado número de suicídios. Na ocasião, o centro ocupava uma casa na capital paulista e oferecia atendimento pessoal, por telefone e carta.

Hoje, 55 anos depois, o CVV conta com 80 postos de atendimento em 18 estados e no Distrito Federal, e, além dos meios originais, também pode ser procurado por e-mail, chat e Skype.
 
Segundo Isaura Titon, o objetivo, agora, é ampliar o atendimento também para aplicativo de celular, que já está em desenvolvimento. “A gente participou de um concurso do google e conseguiu uma verba. Está sendo desenvolvido um aplicativo”, explica. Segundo ela, a vontade é que a nova plataforma seja colocada em funcionamento já em 2018.
 
O novo número, 188, está disponível em quinze estados e no Distrito Federal, e deve ser implantado em todo o país até junho de 2018. “Desde o nascimento do CVV o principal foco é a valorização da vida, e consequentemente a prevenção do suicídio. E de que forma que a gente faz isso? Estando disponível para conversar com as pessoas que queiram conversar. Sobre o que? O que for importante pra elas. A gente não está aqui pra colocar limites no que é importante, na dor ou na alegria de alguém”, finaliza Joimmyr.
 
Serviço
 
O CVV Cuiabá também realiza atendimento presencial em sua sede. Endereço: Rua Comandante Costa, 296, Centro. Horário: Diariamente das 8h às 16h.
 
Ligação gratuita para todo o estado: 188
 
Informações e outras formas de atendimento pelo SITE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet