Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

asteróide 3200 Phaethon

Chuva de meteoros mais intensa do ano pode ser vista a olho nu de Cuiabá nesta madrugada

Foto: LI ZHAOQI/SHUTTERSTOCK

Chuva de meteoros mais intensa do ano pode ser vista a olho nu de Cuiabá nesta madrugada
A última chuva de meteoros de 2017 será vista a olho nu de Cuiabá na madrugada desta quinta-feira (14). Provenientes do asteróide batizado como ‘3200 Phaethon’, cometa que perdeu seus elementos voláteis, os meteoros Geminídeos terão seu ‘pico’ de queda por volta da 1h da madrugada (2h no horário de Brasília).

Leia também:
Chuva de meteoros ligados ao cometa Halley será vista a olho nu de Mato Grosso

De acordo com o site ‘Galeria do Meteorito’, são esperados pelo menos 80 meteoros por hora, no céu, nesta madrugada. “Alguns especialistas acreditam, inclusive, que a máxima aproximação do asteroide 3200 Faetonte (responsável pela esteira de detritos que causa essa chuva) poderá aumentar ainda mais a taxa de meteoros”, explica.

O site ainda dá dicas de como assistir à chuva, que será visível de todo o mundo:

“Primeiramente você deve procurar um local escuro, onde o céu tenha o mínimo de poluição luminosa possível (postes de luz, etc...). Aguarde alguns minutos para que sua vista se acostume com a escuridão.

Mantenha-se virado para a direção da constelação de Gêmeos, pois é lá que fica o radiante da chuva de meteoro Geminidas (daí a origem do nome). O radiante é o local onde os meteoros parecem se originar, apesar que eles também poderão (e irão) surgir em várias regiões do céu.

A constelação de Gêmeos nasce a leste por volta das 21h00 de seu horário local, mas o melhor horário para observação é após a meia-noite”.

O site também fará transmissão ao vivo, hora a hora, da chuva de meteoros. Para saber mais, clique AQUI.

O site do Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astope), por sua vez, relatou que esta será a chuva de meteoros mais intensa do ano, e que “Os meteoros Geminídeos são brilhantes e mais lentos que a maioria dos meteoros. Geralmente podem se apresentar em cores como amarela ou laranja”.

Eles também farão a transmissão ao vivo. Veja:

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet