Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

antigo dom aquino

Museu de História Natural de MT reabre as portas e realiza primeira feirinha esta semana

Foto: SEC / MT

Museu de História Natural de MT reabre as portas e realiza primeira feirinha esta semana
O Museu de História Natural de Mato Grosso, antigo Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, reabre as portas nesta quinta-feira (14), com uma programação que segue até domingo (17) e conta com a primeira feira do local.

Leia também:
Terceira edição do 'Arte e Cultura da Mandioca' terá feira literária, artistas plásticos e discussão sobre censura

De acordo com a assessoria, haverá espaço kids, visita guiada à exposição do Museu, feira de artesanato, brechó, apresentações culturais, performance, contação de história, projeções, dentre outras atividades. Os visitantes poderão, ainda, experimentar pratos típicos na praça de alimentação.

Uma das atividades, "Práticas e Saberes Indígenas" do Ponto de Cultura Casa Dom Aquino, dará destaque à cultura indígena, durante toda a programação. Além disso, estará aberta a exposição permanente, que apresenta fósseis como o do tatu (Pampatherium humboldti), preguiça gigante (Eremotherium Iaurillardi), dinossauros (saurópoda), e animais marinhos do período em que Chapada dos Guimarães foi mar, além de artefatos arqueológicos produzidos pelo homem caçador-coletor e do homem ceramista, como pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica.

O acervo contém, ainda, achados arqueológicos encontrados nas escavações realizadas no próprio espaço onde se encontra o museu e em antigos engenhos de cana de açúcar que existiam na nossa região no século XVIII e XIX.

O museu

Construída em 1842, a Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso. Com estilo colonial, ela possui traçado arquitetônico em formato de "U", com doze cômodos e fachada voltada para o rio Cuiabá.

Atualmente, a Casa Dom Aquino abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino, que foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS).

Neste ano, a lei número 10.623, de 24 de outubro de 2017, transformou a instituição em Museu de História Natural de Mato Grosso, unidade museológica permanente, destinada a coletar pesquisas, estudar, conservar e expor os testemunhos materiais do ser humano e de seu meio ambiente, com objetivos culturais, educacionais, científicos e de lazer, principalmente a desenvolver atividades de salvaguardar os materiais de suporte da paleontologia, arqueologia e antropologia, bem como desenvolver atividades de artes visuais, com o objetivo de reunir e abrigar obras de artistas brasileiros, sobretudo mato-grossenses, para divulgar a produção artística.

O Evento desta semana é resultado de uma parceria entre Archaeo Pesquisas Arqueológicas, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) e o programa Ponto de Cultura do Governo Federal.
 
O Museu de Pré História Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio (em frente à entrada do estacionamento da UNIC), 2000, bairro Dom Aquino em Cuiabá – MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet