Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

artes cênicas

Mato Grosso passa a ter curso superior de teatro após parceria da UNEMAT com a SEC

Foto: Francisco Alves / GCom MT

Mato Grosso passa a ter curso superior de teatro após parceria da UNEMAT com a SEC
Mato Grosso passará a ter cursos superiores de artes cênicas, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (Sec) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os diplomas poderão ser tanto de tecnólogo quanto de licenciatura. O acordo foi firmado na noite da última quarta-feira (13), durante a II Mostra de Cenas MT Escola de Teatro.  

Leia também:
MT Escola de teatro exibe três espetáculos na II Mostra de Cenas desta quarta

“Os aprendizes dos sete cursos da MT Escola de Teatro sairão com diploma de tecnólogo e aptos a ingressar no mestrado, se assim quiserem. Com mais um ano de formação, terão o diploma de licenciatura, podendo inclusive dar aulas”, explicou o secretário de Cultura, Leandro Carvalho. “Há um ano estávamos lançando a pedra fundamental da MT Escola de Teatro e hoje já estamos assistindo o resultado de um trabalho sobre o qual aprendizes e professores se debruçaram, com muita garra e energia, ao longo de todo esse ano. Nesse período, inclusive, a escola expandiu, abrindo um pólo em Sorriso e atendendo uma demanda daquela região”, observou.

A MT Escola de Teatro oferece cursos de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural, voltados à comunidade em geral. Para isso, utiliza o sistema pedagógico desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.

A criação da escola faz parte das ações do Cine Teatro, e foi incluída pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) no último edital de gestão compartilhada do espaço, onde foi selecionada a Associação Cultural Cena Onze.  “Além de um espaço de difusão, com o funcionamento do palco, pensamos que no Cine Teatro Cuiabá também deveria funcionar como um elemento de formação, pois era um local nobre com um espaço subaproveitado. A gestão está com a Associação Cultural Cena Onze e a formação é representada pela SP Escola de Teatro”, acrescentou o secretário.

Ivam Cabral, diretor da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), entidade que gere a SP Escola de Teatro, afirmou que a integração da MT Escola de Teatro ao campus da Unemat representa a consolidação e o reconhecimento de um trabalho sério e consistente.

“Esse é também um momento histórico porque a MT Escola de Teatro é um sonho antigo da classe artística e fruto de um esforço coletivo. A presença da Unemat nesse projeto é muito positiva para a consolidação da escola e do trabalho que vem sendo desenvolvido em Mato Grosso”, disse Flavio Ferreira, diretor do Cena Onze.

Segundo a assessoria da universidade, para a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, é muito importante a parceria com a SEC-MT nessa área de formação. “Cultura é fundamental para a constituição cidadã, e oportunizar a formação superior em teatro em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura é uma honra e uma satisfação para a Unemat”, disse. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet