Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Livro de Rua

Secretaria de Educação distribui três mil livros gratuitamente na Orla do Porto

Foto: Jorge Pinho

Secretaria de Educação distribui três mil livros gratuitamente na Orla do Porto
Em homenagem ao Dia do Leitor, que aconteceu no último domingo (7), a Secretaria Municipal de Educação e as Bibliotecas Saber com Sabor realizam, na próxima quinta (11) e sexta-feira (12), o projeto ‘Livro de Rua’, em que vão distribuir cerca de 3 mil obras ao público que passar pela Orla do Porto, das 16h às 21h.

Leia também:
Editora busca contos com temática LGBTI para compor antologia; Veja como inscrever o seu!

Dentre os livros distribuídos estão exemplares de diferentes gêneros e autores da literatura brasileira, estrangeira, infantil, infanto-juvenil, além de contos e crônicas, como obras de Machado de Assis, Eça de Queiros, Paulo Coelho, Daniel Goldman, Sidnei Sheldon, Dan Brown e outros autores renomados.

Além da distribuição, haverá também atividades de incentivo à leitura, à busca do conhecimento, entretenimento, cultura e lazer para as crianças, jovens e adultos.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, a ideia surgiu com o conceito de estadunidense de bookcrossing, que defende que os livros sejam ‘libertos’ para transformar o mundo em uma grande biblioteca. "O movimento busca quebrar o paradigma de uma biblioteca tradicional. Como diz o ditado, ‘livros não têm pernas’ então, ao invés de ficarem pegando poeira em prateleiras, esquecidos, os exemplares são levados até aqueles que tenham interesse pela leitura", explica Edvair Pereira Alves, coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor.

Os livros que serão distribuídos no evento vieram de doações da população, e a ideia é que, quem pegá-los, depois de ler, coloque-os novamente em circulação. "Nossa intenção é que a população 'liberte' esses livros fazendo exatamente o que o nome diz, ou seja, após a sua leitura, o livro deverá ser 'libertado' novamente para que outros possam lê-lo. E essa libertação pode ser em alguma área pública como em padarias, igrejas, pontos de ônibus, parques e outros locais de grande circulação de pessoas", comenta a coordenadora.

Bibliotecas

Cuiabá possui seis bibliotecas 'Saber com Sabor', uma biblioteca municipal, a Manoel Cavalcante e uma estadual a Estevão de Mendonça. As bibliotecas 'Saber com Sabor' tem cadastrados 5 mil leitores ativos.

Para saber mais sobre elas, endereços e horários de funcionamento, clique AQUI
 
Serviço

Livro de Rua
Data: 11 e 12 de janeiro
Local: Orla do Porto
Horário:16h às  21h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet