Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

veja como ajudar

CVV Cuiabá convoca novos voluntários dispostos a ‘ouvir sem censurar’

Foto: Reprodução / Ilustração

CVV Cuiabá convoca novos voluntários dispostos a ‘ouvir sem censurar’
Começa no próximo dia 25 de março a seleção de novos voluntários para o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Cuiabá. Os participantes devem ter mais de 18 anos, disponibilidade de pelo menos quatro horas semanais e, acima de tudo, vontade de aprender a ouvir sem censura.

Leia também:
Fundador do CVV ministra palestra em Cuiabá sobre a ‘Proposta de Vida’ da instituição

Em Cuiabá há 27 anos, o CVV local conta atualmente conta com 58 voluntários e recebe cerca de 1.500 ligações por mês. Recentemente, a linha passou a ser gratuita e integrada com todo o país, o que fez a procura triplicar.

Por este motivo, a instituição precisa de novos ajudantes. De acordo com Isaura Titon, uma das voluntárias, a solidão é o tema mais presente nas ligações recebidas. "Estar sozinho não tem a ver com não ter ninguém ao lado, mas sentir que ninguém o entende. A gente oferece apoio emocional pra quem nos procura com o intuito de que a pessoa sinta que tem alguém que a compreende e que aceita ela como ela é".

Quem quiser se tornar um voluntário precisa, antes, participar de uma formação, que acontece durante doze encontros, sempre aos domingos, na sede do CVV. "Essa formação é sempre contínua, pois para sermos voluntários do CVV precisamos passar por uma transformação pessoal. A gente não está muito acostumado a ouvir as pessoas verdadeiramente, então precisamos de treino para isso", conclui Isaura Titon.

Palestra

Esta forma de ouvir de verdade, sem censura, lição de moral ou julgamentos, é um dos principais pilares do CVV, que nasceu há 50 anos, em São Paulo. No último dia 13, sábado, um dos fundadores da instituição, Jacques Conchon, esteve na capital mato-grossense ministrando uma palestra sobre como estes valores podem ser utilizados no dia-a-dia.

"Depois de tantos anos atuando junto às pessoas desesperadas, que estavam próximo de cometer suicídio, o CVV desenvolveu um jeito de ser, uma forma de ajudar baseada na escuta e no respeito. Achamos que chegou o momento de abrir as portas, divulgar e disseminar esse modo de vida para o público em geral", esclareceu Jacques.

De acordo com a assessoria, o encontro, realizado na Escola Estadual Presidente Médici, reuniu dezenas de voluntários e interessados em conhecer ou se aprofundar na filosofia de acolhimento do CVV e aplicá-la no dia a dia.

"Vivemos em um mundo de surdos, e o que propomos é justamente ouvir as pessoas. Quando alguém conversa conosco, o simples ato de se abrir, falar sobre o assunto, já faz com que ela comece a compreender melhor a sua situação. Falar sobre o problema ajuda a resolvê-lo", afirmou o fundador.

Serviço 

O CVV atende todos os dias da semana, 24 horas por dia, pelo telefone 188, por e-mail, chat ou serviço voip com total sigilo e de forma gratuita. O CVV Cuiabá realiza ainda diversas ações presenciais através do Programa CVV Comunidade, que leva palestras de orientação, cursos e rodas de conversa para as comunidades, escolas e instituições.

Além disso, o Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio (CVV GASS) fornece apoio emocional aos sobreviventes e familiares. As reuniões ocorrem todas as terças-feiras a partir das 19h30 na sede do CVV Cuiabá.

Mais informações no www.cvv.org.br e pelo telefone (65) 3321-4111.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet