Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Música

veja como se inscrever

Projeto de extensão da UFMT oferece aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo e violão à comunidade

Foto: Reprodução / Ilustração

Projeto de extensão da UFMT oferece aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo e violão à comunidade
Estudantes de violino, viola, violoncelo e violão erudito podem se inscrever para o projeto de extensão ‘UFMT com a Corda Toda’, a partir da próxima segunda-feira (22). Com aulas gratuitas e aberto à comunidade externa, a iniciativa tem por objetivo a formação musical de crianças, jovens e adultos, a divulgação da música e sua aproximação à comunidade.

Leia também:
Show com canções lúdicas ensina crianças a desfraldar, tomar banho e perder medos

O programa, iniciado em junho de 2016, compreende os projetos “José Leite com a Corda Toda”, “Orquestra Chiquitano com a Corda Toda”, “Campus com a Corda Toda”, “UFMT em Cordas”, “Orquestra Cuiabana de Choro” e “UFMT com a Corda Toda em Rede”. De acordo com a assessoria da universidade, as aulas são gratuitas, mas os estudantes devem possuir o instrumento musical pretendido, não sendo necessário conhecimento prévio.

‘UFMT com a Corda Toda’ foi desenvolvido pelos professores Oliver Yatsugafu, da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e Rubia Naspolini Yatsugafu, do Instituto de Educação (IE). O projeto possui dois eixos fundamentais: a formação em violino, viola, violoncelo e contrabaixo, e a formação docente e performática dos alunos dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da UFMT.

A ideia é proporcionar aos instrumentistas as vivências próprias da música de câmara e o desenvolvimento de noções específicas desse tipo de formação, tais como performance em conjunto, entrosamento, afinação, equilíbrio sonoro e diversidade de sonoridades, dinâmica e fraseado.

O método utilizado nas aulas é uma união entre o Suzuki, que propõe uma educação musical interativa e pedagógica, e as vivências e experiências dos educadores e educandos. A finalidade é possibilitar que cada estudante desenvolva a fluência no repertório aprendido em suas classes individuais ou em pequenos grupos, bem como auxiliá-lo a superar eventuais dificuldades que encontre e motivá-lo nos estudos musicais.

Veja as aulas oferecidas:

Violino: Todos os níveis (de pré Estrelinha a Capricho 24 de Paganini)
Viola (de arco): Todos os níveis (de pré Estrelinha a Concerto de Bartók)
Violoncelo: Nível Iniciante a Intermediário 
Violão (erudito): Nível Iniciante a Avançado

As vagas, os horários e os procedimentos para a inscrição serão divulgados no dia 22/01/2018. Os interessados podem obter informações pelo e-mail ufmtcomacordatoda@gmail.com ou pela página do grupo, local em que poderá ser acessado o edital.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet