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Terça-feira, 21 de maio de 2024

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taças especiais

Amigas abrem sorveteria tradicional gaúcha que substitui gordura hidrogenada por derivado de coco em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Morango Split

Morango Split

Amigas abrem sorveteria tradicional gaúcha em Cuiabá e investem em taças especiais

Há pouco mais de um ano, as amigas Talita Almeida Souza, 30, e Tamara Freire de Araujo Orsioli, 31, conheceram uma marca de sorvetes gaúcha e se apaixonaram. ‘Sorveteiras’, como se intitulam, elas passaram a consumir somente aquele produto, pela leveza, cremosidade e sabor. Em dezembro do ano passado, decidiram unir a paixão com um novo negócio, e abriram as portas da ‘Sorveteria do Rei’, no Bonanza Food Park, com um vasto cardápio de taças, além da opção por kilo.

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A história do ‘Rei’, no entanto, é bem mais antiga. Nasceu em Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em 1974. Desde o início, os criadores se preocuparam em “oferecer um sorvete de altíssima qualidade, com características da melhor receita caseira”, como publicaram em seu site. Essa qualidade, percebida pelas mato-grossenses, vem principalmente da utilização da gordura de coco (ao invés da gordura hidrogenada), da utilização de mais leite e da própria fruta em suas receitas.

“Ele é isento de gordura trans, não tem gordura hidrogenada, é feito com gordura natural de coco. Então ele não é fit, mas ele é mais saudável, porque o que torna o sorvete um dos lideres do ranking dos piores alimentos do mundo é a gordura hidrogenada”, afirma Talita. Apesar dessas características, o que encantou a empreendedora foi, na verdade, o sabor. “Eu experimentei e fiquei alucinada no sorvete”, lembra.

Para passar de consumidoras a empresárias, o processo foi longo. Começou no início do ano de 2017, quando as amigas entraram em contato com a família gaúcha, propondo o negócio. Pouco tempo depois, Talita viajou até o estado para conhecê-la de perto, e descobriu que havia somente três sorveterias da marca, uma em Novo Hamburgo, uma em Arvorizinha e uma em Ivoti, todas da mesma família.

“Eles vestiram a ideia. A gente é praticamente franquia, tem contrato, só não intitula como franquia porque não existe essa modalidade. A gente fez contrato de concessão da marca, porque o sorvete é rei, a sorveteria é rei também, é a mesma logo, então a gente vende a marca deles, é todo conceito de franquia mesmo”, explica Talita.

Inauguração

A escolha pelo Food Park, segundo as sócias, foi pelo menor investimento e maior segurança, já que as duas eram iniciantes no assunto. Em cerca de 45 dias, no entanto, o resultado foi surpreendente. “É um sorvete que não passa batido no paladar. As pessoas falam, nossa, mas ele é tão cremoso, o que ele tem de diferente? E a gente fala, ah, ele não tem gordura trans, é feito com gordura de coco, que dá essa cremosidade. Seu Gabriel, que é o dono da marca, tem muita experiência, ele tem 40 anos que mexe, ele que criou a fórmula, ele que fabrica... a vida dele é sorveteria. Então eu sempre converso com ele sobre essas coisas, porque a gente já não tem esse know how”, explicam.

Os 40 anos de tradição da marca (e a venda que já acontece em Mato Grosso há uns três) ajudaram as empresárias. “Muita gente chega e já conhece o sorvete. Quando as pessoas conhecem, a gente nem precisa atender”, comenta Tamara. “O dia que nós inauguramos, veio um senhor do Verdão, e falou: ‘Só vim aqui pra tomar o sorvete. Já conheço e sou apaixonado’”.

Mesmo assim elas não medem esforços para agradar. O kilo do sorvete sai por R$59,90, mas são as taças que chamam a atenção do público. Todas as especiais são servidas com a borda cheia de nutella, duas bolas de sorvete, chantilly, cobertura, chocolate, cereja e acompanhamentos como kit kat, oreo e sonho de valsa. Há, ainda, a opção de sundae e morango split. O preço varia entre R$13,90, do Milk Shake, e R$24,90, preço das taças especiais mais caras.

Além dos sorvetes, as empresárias vendem também açaí da marca Foot, que, segundo elas, tem menos xarope de guaraná e, por isso, mais qualidade que a maioria. Apesar disso, 70% das vendas são de sorvete.

Para as empresárias, o segredo está realmente na qualidade. “As pessoas lá [no Rio Grande do Sul] não tomam o sorvete com o mesmo conceito da gente, de refrescar. Porque a gente toma sorvete porque está quente. La não, lá está muito frio e as pessoas estão tomando sorvete. Então, sorvete pra eles é pra saborear, e não pra refrescar, o conceito é outro. Justamente por isso, o sorvete é mais encorpado, mais saboroso, tem aquela leveza na boca, aquela cremosidade, a sensação dele na boca é incrível”, finaliza Talita.

Serviço

Sorveteria do Rei
Endereço: Bonanza Food Park - Avenida do CPA, quadra 09 lote 05.
Funcionamento: Quarta a segunda, das 18h às 00h
Mais informações: INSTAGRAM
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