Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Urbanismo

Após revitalização do Despraiado, viaduto da Fernando Corrêa ganha reforma com ‘Cidade Viva’

Foto: Luiz Alves

Após revitalização do Despraiado, viaduto da Fernando Corrêa ganha reforma com ‘Cidade Viva’
O viaduto Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz, popularmente conhecido como rotatória da UFMT, na avenida Fernando Corrêa, recebe os últimos retoques da revitalização proposta pelo projeto “Cidade Viva”. Prestes a ser entregue, a rotatória ganhou novas cores com pinturas regionais, nova iluminação e paisagismo.

Leia mais:
Depois do Despraiado, Porto, Parque Cuiabá e Tijucal serão revitalizados com o 'Cidade Viva'


As pinturas começaram a ser feitas no dia 26 de janeiro e trazem os mais variados estilos e técnicas. Personagens históricos da cuiabania como Comadre Pitú, Almerinda, Nhára Monroe, Gegé serão homenageados com pinturas nas estruturas além de objetos artesanais como as cerâmicas de São Gonçalo Beira Rio, a Viola de Cocho e o Ganzá, árvores frutíferas como manga e caju e diversas variedades de peixes.

O artista plástico Fred Hortelli Fogaça coordena o grupo de sete artistas regionais que estão pintando as 23 colunas do viaduto Jornalista Clóvis Roberto Queiroz. Além das pinturas, o viaduto pode ainda ganhar esculturas representando a fauna do pantanal.

O prefeito Emanuel Pinheiro (PMD) acompanhou o andamento da revitalização. “Começo a semana já visitando a segunda edição do projeto do nosso governo, Cuiabá Cidade Viva. Esse projeto consiste em transformar o cinza do concreto em um espaço que simboliza a alegria e a arte cuiabana, desenvolvida e criada por esses artistas de talento e vocação. Valorizaremos essa região, e daqui partiremos para o próximo viaduto, da entrada do bairro Parque Cuiabá, que dá entrada para rodovia de Santo Antônio do Leverger, porque queremos transformar cada cantinho da cidade em expressões cuiabanas’, afirmou.

O projeto

Realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Urbana, o projeto ‘Cidade Viva’ começou em abril de 2017, no Viaduto do Despraiado.

A secretaria de Serviços Urbanos desenvolveu a parte de urbanismo, a Secretaria Adjunta de Esportes vai implantar academias da terceira idade e a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou o dinheiro para pagar os artistas.

O objetivo é revitalizar todos os viadutos e trincheiras construídos para a Copa do Mundo. Além das obras de arte, esses locais também receberão nova iluminação, jardinagem, academias e outros aperfeiçoamentos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet