Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Educação

Com estrutura exclusiva, escola aposta em novos recursos para aprendizado de crianças de 4 meses a 2 anos

Foto: Reprodução

Com estrutura exclusiva, escola aposta em novos recursos para aprendizado de crianças de 4 meses a 2 anos
Que brincar contribui para melhorar a aprendizagem e é uma espécie de combustível intelectual para as crianças, já se sabe. A novidade é que, neste horizonte contemporâneo, escolas passaram a oferecer um olhar mais atento ao ambiente em que os pequeninos irão passar o tempo e apostaram também no “coração” desses estímulos: a afetividade.  

Leia mais:
Escola de Educação infantil dá continuidade em colônia de férias "Brincolândia"


Em Cuiabá, para garantir que o processo ensino-aprendizagem seja alegre e divertido, o Educandário Jardim das Goiabeiras ampliou sua estrutura física em prol de proporcionar um espaço lúdico e diferenciado aos alunos de 4 meses a 2 anos.

No Educandário Jardim das Goiabeiras Baby, a atmosfera é toda projetada para que os alunos criem uma conexão direta com a natureza e com o próprio conceito de liberdade que o tema envolve. O objetivo é de que exista uma sensação de bem-estar e conforto, além da sensação de “boas-vindas” para todos aqueles que chegam.

“Tudo foi pensando para que as crianças possam desenvolver melhor suas habilidades. As atividades pedagógicas para a faixa etária entre 4 meses e 2 anos vão bem além da recreação. Elas visam o avanço da coordenação, socialização, psicomotricidade e linguagem por meio do contato com objetos, sons e cores que fazem parte dos primeiros momentos de interação que uma criança tem como o mundo”, explica a diretora do Educandário Jardim das Goiabeiras Baby, Isabelly Barros.

Apertar um botão que faz sair um bichinho ou som, montar blocos, bater palmas, balançar um chocalho, interagir com um brinquedo inflável (“João Bobo”), mergulhar numa piscina de bolinhas, desbravar um castelinho inflável, ouvir histórias, desenhar e pintar, entre outras brincadeiras, são apenas algumas das atividades individuais e coletivas que enriquecerão o repertório de sentidos e experiências das crianças no local, bem como que irão despertar sua criatividade.

Barros complementa que, por meio das atividades lúdicas, os pequeninos concretizam seus saberes e exploram seus sentidos ao vivenciarem momentos por meio de brincadeiras. Isto, tendo como aliada a Pedagogia Afetiva, em que as crianças passam a contar com um contato humano verdadeiro e significativo no processo de ensino-aprendizagem.
 
“A pedagogia afetiva propõe que o aprendizado aconteça por meio da relação de afeto, limites e confiança – que ressaltam aspectos da vida em sociedade ao unir cognição com a qualidade social da educação. Por exemplo, a partir dos seis meses, o bebê deve ser estimulado a participar de atividades específicas para que, assim, possa progredir na construção de sua autonomia e autoestima. Claro que sempre respeitando seu tempo”, pondera. 

Estrutura

O Complexo Jardim das Goiabeiras conta com uma “Fazendinha”, com a criação de pequenos animais (coelhos, pintinhos, patos e tartaruga), horta sustentável e parque de areia, que se aliam à educação ambiental. Uma professora qualificada em biologia ministra aulas neste ambiente.

Já, por meio de uma sala multifuncional, aulas de balé, artes, música e argila ganham a atenção das crianças e promovem a socialização, entre os benefícios das atividades artísticas. O kid play – mais conhecido como “brinquedão” – contribui para trabalhar a lateralidade, a coordenação motora, a romper obstáculos e possíveis medos. 

A proposta é que se as crianças estão aprendendo sobre as “cenouras” em seu material didático, por exemplo, elas irão trabalhar sua cor, colhê-las na ‘Fazendinha’, descobrir qual a importância nutricional dela aos coelhinhos e aos humanos e, por fim, na aula de culinária, preparar um prato para consumo.

Ao permitir que a “criança seja criança”, o complexo projetou uma área em seu pátio que dá vazão a uma autêntica e genuína dança da chuva para crianças. Um pequeno parque aquático que consiste em duchas ao ar livre e um sistema de chafariz. Além de incentivar o consumo consciente e economizar energia elétrica, as crianças podem tomar banho simultaneamente. Isto, por meio de um ambiente seguro que promove a interação social e permite uma trégua ao calor de Cuiabá.

Educandário

Além de ofertar o Sistema Maxi de Ensino, o Complexo Educandário Jardim das Goiabeiras também apresenta em sua estrutura espaços como berçário completo; salas climatizadas; campinho de futebol; pista de educação de trânsito; casa de boneca; refeitório e sala para filmes/descanso. A escola conta com uma equipe de pedagogos especialistas em Educação Infantil, psicóloga, nutricionista, enfermeira, bióloga, auxiliares – bem como professores de língua inglesa, de balé, de artes e de música.

Serviço

Endereço:
 rua Coronel Barros, 288, bairro Goiabeiras, Cuiabá
Telefone: (65) 9 9976-9516
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet