Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

poeta da transmutação

Homenagem a Antônio Sodré acontece na noite desta segunda-feira

Homenagem a Antônio Sodré acontece na noite desta segunda-feira
Um evento em homenagem ao poeta Antônio Sodré acontece na Casa Cuiabana na noite desta segunda-feira (19), a partir das 19h30. Com exposição, recriação de obras, poesias, varais poéticos, sarau de poesias, um vídeo documentário sobre o artista, e o reencontro da maioria dos componentes originais da banda Caximir, da qual Sodré fez parte, o ‘Showdré’ marca o início da nova gestão da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT) por Kleber Lima.

Leia também:
Livro de jornalista cuiabano sobre amor e sexo em diferentes relações é vendido na Amazon

Nascido no Pedregal, em Cuiabá, Sodré se inseriu na cena cultural cuiabana nos anos 80, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde estudava letras. Foi ali que começou a banda Caximir. Tempos depois, se consolidou como um poeta de quilate, além de ser proprietário da banca de livros (um sebo) na rampa do bloco do Instituto de Linguagens da UFMT. Sodré faleceu em 2011.

A homenagem ao poeta foi uma iniciativa da Sec, e organizada por uma coletividade de artistas e produtores culturais cuiabanos. O evento terá curadoria de Mari Gemma; co-curadoria de Bia Corrêa; coordenação de poesia de Aclyse Mattos e Luciene Carvalho; literatura, por Clóvis Mattos; ambiência, pela Associação Cultural Cena Onze; a gerência do Centro Cultural Casa Cuiabana fica a cargo de Luíza Ribeiro e a realização, da Secretaria de Estado de Cultura.

Revivendo os tempos de Caximir, os artistas Adriângelo Antunes, Amauri Lobo, André Balbino, Joel de la Torre, Cristina Campos, Eduardo Ferreira, Fidel Fiori e Rubão Lisboa cuidarão da coordenação de música e palco, com uma nova banda, denominada Pedregal.

O evento conta, ainda, com as colaborações e participações especiais de Anna Amélia Marimon, José Medeiros, Lúcia Palma, Luiz Renato Pinto, Mário Friedlander, Fernando Greffe Filho, Ramon Carlini e o Fusca Sebo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet