Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

2º Mostra de Cenas

MT Escola de Teatro reapresenta três espetáculos sobre refugiados neste domingo

MT Escola de Teatro reapresenta três espetáculos sobre refugiados neste domingo
Quem perdeu os espetáculos Portas, Diáspora e Pacto de Sangue têm a oportunidade de contemplar as peças na 2º Mostra de Cenas da MT Escola de Teatro, que será reapresentada no próximo domingo (25), a partir das 18 horas, no Cine Teatro Cuiabá.

Leia mais:
Novo ciclo de filmes do Cine Teatro traz novidades do cinema nacional nas próximas terças-feiras

Com base no tema “Eu refugiada, Eu refugiado”, a apresentação de Portas revela as histórias que ficam quando não há portas. No espetáculo Diáspora, o público embarca nas fronteiras fechadas aos refugiados árabes e a midiatização do menino Aylan Kurdi. Já Pacto de Sangue nos conta um ruído de uma história resgatada dos escombros de uma tragédia.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com 1h de antecedência na bilheteria do Cine Teatro. As três peças são produzidas em Cuiabá pelos aprendizes da escola e terão cada uma 20 minutos de duração.

Leia sinopse das peças:

Portas

Portas não conta história de um país devastado pelo terremoto.  Também não conta uma história sobre pessoas. O espetáculo portas conta uma história sobre objetos. Portas é uma história sobre um chapéu, uma bandeira, uma fotografia, um documento de identidade, um anel, uma camisa, um lenço, um celular e, principalmente, uma história sobre portas. Portas fechadas e que delimitam fronteiras. Portas que precisam ser abertas. Onde fica o Haiti? Do outro lado da porta.

Diáspora

Em setembro de 2015, a imagem do menino de três anos, Aylan Kurdi, debruçado sem vida em uma praia grega após fracassada travessia pelo Mediterrâneo invade as atrações da mídia tradicional. Um despertar sobre a onda dos refugiados árabes começa a tocar o público do Ocidente. No entanto, sob a regência mediática, as emoções do público são condicionadas: de comoção súbita à aceitação da tragédia, da solidariedade dissimulada à frieza, da indiferença à percepção de que os imigrantes são ameaças a serem combatidas com deportações, vistos negados, fronteiras fechadas. É necessário derrubar essas barreiras coletivas. É urgente nutrir o ser humano de empatia. Mais ainda: refletindo sobre as questões corretas.  É o que esperamos com esse espetáculo.

Pacto de Sangue

Em meio ao zumbido de todas as mídias, sobre os escombros do pós-tremor, uma história é resgatada. Notícias, relatos, murmurinho da realidade fragmentada. O que ver? O que é ouvir? Quem escolhe isso?

MT Escola de Teatro

Pioneira, a MT Escola de Teatro avança com as iniciativas de produção de peças e no aperfeiçoamento dos cursos oferecidos. Já neste ano de 2018, o curso tecnólogo faz intercâmbios com a SP Escola de teatro.
 
Com aulas ministradas por formadores de diversas áreas e objetivo de atender a comunidade em geral, principalmente aos interessados no estudo do teatro como atividade profissional.

O projeto, que é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura (SEC), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça Adaap (SP).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet