Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

LOOP

Praça da Mandioca e UFMT serão cenários de filme com Bruno Gagliasso

Foto: Olhar Direto

Praça da Mandioca e UFMT serão cenários de filme com Bruno Gagliasso
O longa-metragem, ‘Loop’, do cineasta cuiabano Bruno Bini, protagonizado por Bruno Gagliasso começa a ser filmado neste domingo (25), na capital mato-grossense. Um dos cenários escolhidos para retratar a história de um rapaz que fica obcecado com a ideia de voltar no tempo depois que a namorada morre, foi a Praça da Mandioca. Outro ponto  será a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 
Durante coletiva de imprensa, realizada na tarde deste sábado (24), o diretor também aproveitou para anunciar que o ator Romeu Benedicto, que interpreta o personagem ‘Totó Bodega’, irá compor o elenco. 

Leia Mais: 
Cuiabano dirige filme co-produzido pela Globo Filmes e com Bruno Gagliasso como ator principal

Apesar de as gravações iniciarem amanhã, Branca Messina (Não por Acaso, 400 Contra 1) e Nikolas Antunes (Liberdade, Liberdade; Ilha de Ferro) já estão em Cuiabá, onde estavam sob a preparação da  treinadora do cinema nacional, Fátima Toledo, que compõe a produção de grandes filmes nacionais, como Tropa de Elite e Cidade de Deus.
 
Durante coletiva, Branca não asseverou quanto  a importância da preparação de elenco.“Foi essencial ter a Fátima junto. Foram dias intensos e um foi um presente”, disse ela, e Gagliasso completou: “Eu digo que todo ator deveria passar uma semana com ela. Ela ajuda a gente se encontrar, e quando nos encontramos, acabamos mostrando a alma do personagem. Não adianta construir por fora e por dentro estar vazio”.
 
Nikolas também não economizou elogios. “A Fátima tem um negócio ali diferente. Eu sou a prova viva disso. Foram oito dias pesados. Ela primeiro bagunça, a gente se perde, mas depois ela mostra o caminho para você voltar”.
 
Com temperamento fleumático, Bini não escondeu a felicidade de gravar seu primeiro longa, na sua cidade natal.  “Quero deixar registrada a felicidade, de estar fazendo meu primeiro longa em Cuiabá, a minha cidade, onde consegui experimentar e construir a minha carreira no cinema. Muito feliz de estar com um elenco e uma equipe tão bacana. De todo sentimento, que todo mundo esta recebendo, está sendo uma experiência incrível, acredito que até o final vai estar sendo”.
 
Embora, uma parte do longa se passe nos anos 80 e 90, o diretor contou que poucos detalhes farão com que as pessoas de fora, reconheçam a capital. A ideia é transmitir Cuiabá, como as grandes capitais do Brasil.  A Praça da Mandioca e as dependências da UFMT, são alguns dos cenários que irão compor a história.
 
‘Loop’ conta a história de Daniel, um físico,  que fica obcecado com a ideia de voltar no tempo depois que a namorada, Bia Arantes, morre. O núcleo do filme, se completa com a irmã de Daniel, que será interpretada por Branca. Sobre o papel de Nikolas, o diretor moderou as palavras, pois segundo ele, pouco se podia falar. “A gente pode falar muito pouco, mas o personagem é importantíssimo na trama também”, garantiu.
 
Além de se passar aqui, grande parte da equipe técnica também é formada por cuiabanos. Ao todo serão cerca de 70 pessoas envolvidas, mas durante a pós-produção, este número pode chegar até 90.
 
“A maior parte da equipe é de Mato Grosso. Inclusive poucos assistentes são de fora, mas a maior parte é de Mato Grosso. Todo restante do elenco, de figurantes que chega a 280 pessoas, são todas daqui”, contou ele, que também adiantou que pretende fazer a primeira exibição do longa, ainda em 2018.
 
O diretor já recebeu 47 prêmios por seus curtas em diversos festivais em todo o mundo, contou sobre as características do filme.
 
“Acho que existe um gap entre o cinema artístico e o comercial. Eu acho que a gente se encontra no meio disso. O ‘Loop’ ele é um filme que tem muitas referências pop, de filme de aventura, ele é um filme que vai interessar muito o grande público”.
 
Bastante conhecido por trabalhar em grandes produções da TV Globo, o protagonista enalteceu a capital e fez questão de dizer que não se limita apenas a São Paulo e Rio de Janeiro.
 
“Quem está me dando à chance de estar aqui é o Mato Grosso. Estou amando estar aqui, e todo mundo me pergunta: Porque Cuiabá? Acho que a melhor resposta para isso é: Porque não, Cuiabá?”, questionou ele, que aproveitou para elogiar o roteiro. “Esse filme só tem fera. Assim que eu li o roteiro, eu disse na hora: sem dúvidas é um dos melhores roteiros que já vi na minha vida, é muito bom! Todos profissionais envolvidos são maravilhosos. A honra e a chance que me deu, foi Cuiabá, Mato Grosso, e eu estou aqui para retribuir tudo isso”.
 
Entusiasmando, o protagonista também disse que o diretor é “ousado” e “atrevido”. “E disso que a gente precisa, pois se não tiver, qual vai ser o significado de tudo?”.
 
O filme, possui investimentos de R$ 3 milhões e é fruto de um projeto aprovado por editais do Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá, e com fundos da Lei do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), tem co-produção da Globo Filmes e o Canal Brasil como um dos patrocinadores. A supervisão artística ficou por conta do renomado diretor Fernando Meirelles.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet