Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

lírios

Ong faz parceria com faculdade e oferece tratamento psicológico gratuito a mulheres vítimas de violência

Foto: Reprodução / Ilustração

Ong faz parceria com faculdade e oferece tratamento psicológico gratuito a mulheres vítimas de violência
Mulheres vítimas de violência podem receber atendimento psicológico gratuito, com disponibilidade de atendimento todos os dias da semana, na Organização Não Governamental ‘Lírios’. Desde o segundo semestre de 2017, a Ong fez uma parceria com a Faculdade de Cuiabá (Fauc), e atualmente cinco estudantes do 10º semestre de psicologia fazem estágio no local.

Leia também:
Voluntárias criam Ong Lírios e ajudam a resgatar autoestima de mulheres vítimas de violência doméstica; Saiba como ajudar!

Segundo a diretora da Organização, Alexandra de Moura Nogueira, antes desta parceria a Lírios contava apenas com duas psicólogas voluntárias. “O estágio é supervisionado pelo professor Leonço Álvaro Costa Filho, e tem toda uma seriedade no atendimento”, garante.

A Lírios, ‘Organização da Sociedade Civil de apoio psicossocial gratuito às mulheres vítimas de violência’ surgiu em 2013, após a realização de uma audiência pública na cidade de Várzea Grande. Dados divulgados à época relatavam sobre 133 casos de estupros, e deixou em alerta um grupo de mulheres engajadas pelo bem social. Só em agosto de 2014, no entanto, que ela passou a ter uma sede própria, com a cedência de um terreno pelo presidente do Grupo  Espírita Fraternidade, Carlos Laterza. Uma doação anônima no valor de R$ 4 mil garantiu o funcionamento e adequação do espaço.

Desde então, a Ong tem realizado diversas atividades em prol dessas mulheres. “Realizamos cursos de noções básicas de empreendedorismo, pois entendemos que é necessário que haja uma capacitação para que busquem autonomia financeira. É comprovado que algumas mulheres têm dependência econômica do agressor, e por conta do sustento se sujeitam a uma convivência em situação de violência”, afirmou Alexandra. Segundo ela, em 2017 foi realizado o segundo curso, com mulheres de 18 a 24 anos, e ainda hoje as voluntárias fazem o acompanhamento e o monitoramento das alunas.

Também são realizadas oficinas, como uma que aconteceu no último sábado (10), sobre sensibilização cênica para o empoderamento, e uma que será realizada nesta quarta-feira (14), de caixas decoradas, e outra que acontece na quinta-feira (15), de garrafas decoradas.

Para o atendimento psicológico, as mulheres precisam ligar em um dos telefones da Lírios, relatar o mínimo sobre sua necessidade e dizer sua disponibilidade de horário, para casar com a disponibilidade das profissionais e dos estagiários. “É necessário, porque uma das consequências das sequelas que ficam na vitima de violência é a baixa auto estima, a dificuldade de superação da situação de violência que passou, e é comprovado que a terapia vai auxiliar nesse retorno da mulher à convivência social e familiar, e consigo mesma”, finaliza a diretora.

Serviço

Quem precisa de atendimento psicológico, pode ligar: (65) 99233-5440 / (65) 3684-9877
Mais informações na FAN PAGE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet