Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

terça-feira

Álbum de Caio Mattoso, com participação de Hélio Flanders e Igor Mariano, é lançado no teatro da UFMT

Foto: Da Assessoria

'Experimenta Assim', álbum de Caio Mattoso

'Experimenta Assim', álbum de Caio Mattoso

O primeiro álbum oficial do compositor Caio Mattoso, ‘Experimenta Assim’, será lançado na próxima terça-feira (20), no Teatro da UFMT. Gravado com guitarras de Sidnei Duarte, percussão e bateria de Alex Teixeira, teclados de Igor Mariano, contrabaixo de Igor Carvalho e trompete de Hélio Flanders, do Vanguart, o disco transita entre o funk e o bolero, com utilização de ganzá e mocho.

Leia também:
MC cuiabano lança videoclipe em parceria com rapper estadunidense

Tanto a gravação quanto os shows – além da estreia, ‘Experimenta Assim’ ainda vai para Sinop e para uma aldeia xavante – tem o suporte do edital Circula MT, da Secretaria de Estado de Cultura. "Ter esse projeto selecionado pelo edital Circula Mato Grosso me trouxe tranquilidade e conforto para trabalhar. Sem oportunidades como essas fica mais difícil. Eu uso meu tempo para fazer música, é o que eu faço, é o meu ofício. Poder registrar esse trabalho, gravar, mixar e lançar um disco com músicos gabaritados, que não é barato, me trouxe confiança e a confiança é combustível para o sucesso", afirmou o artista.

No show, oito canções inéditas serão apresentadas ao público. “Foi um exercício e tanto. Mas eu estava muito seguro, contei com instrumentistas de alta capacidade técnica e artística, não teria chances de dar errado, nem se eu quisesse", brinca. "Correu tudo de maneira tão natural que até parece que as canções já nasceram prontas. Caio conseguiu comprimir várias particularidades do seu processo criativo, buscando assim uma jovialidade levemente tardia, que deixa o disco ainda mais interessante", completa Igor Carvalho, que participou tocando teclado.

Em Cuiabá, ‘Experimenta Assim’ faz parte da programação da Semana do Calouro 2018, conta com direção artística de João Batista e exibirá projeções em vídeo de Fabrício Chabô, com iluminação de Everton Britto. Além de Igor Carvalho, Caio Mattoso e um computador, o espetáculo traz ao palco algumas participações especiais. Maykon Salder assume a guitarra e Ana Amélia Marimon declama uma (ou mais) das 14 canções reservadas para o show de lançamento.

"Outra importante participação é a da obra de João Sebastião, que será projetada durante a canção 'Badabadum'. Uma semana antes de João desencarnar, conversamos muito sobre a importância da arte, por isso, resolvi projetar alguns de seus trabalhos, pela saudade que sinto dele e pela importância desse grande artista na minha vida", explica Mattoso.

De Cuiabá, o espetáculo que promove o disco vai para Sinop, no extremo norte de Mato Grosso, onde ocorrem duas apresentações. A primeira, dia 27 de abril, numa escola pública daquela cidade e depois, dia 29 de abril, no bar Guadalupe, aberto ao público.

A curta turnê do disco "Experimenta Assim" finaliza ainda no primeiro semestre de 2018, numa aldeia xavante, na Serra do Roncador, ainda sem data definidas. 

Além dos shows, Mattoso oferece na Escola Estadual São Vicente de Paula, em Sinop, no dia 27 de abril, no Lar da Criança, em Cuiabá, e na aldeia xavante, próxima à cidade de Barra do Garças, oficinas de música.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e as vagas são limitadas. Para se inscrever, encaminhe um e-mail com assunto "Oficina" para experimentassim@gmail.com ou ligue (65) 9-9999-7971.

Caio Mattoso

Artista mato-grossense, o compositor Caio Mattoso escreve canções há quase 20 anos. Em 2001, iniciou sua carreira na banda Donalua, tocando baixo e compondo as canções interpretadas pelo grupo, que contava com os músicos Bruno Kayapy (Macaco Bong) e Douglas Godoy (ex-Vanguart). Passou cinco anos atuando no grupo Teatro Fúria e em 2010 sua canção "Rap do Gurizão" foi selecionada na 4ª Mostra de Música do Sesc Arsenal de Cuiabá-MT.

Em 2014 seu "show 200 km/h" foi contemplado no Edital Cultura 2014 do Ministério da Cultura para a realização de cinco apresentações durante a Copa do Mundo FIFA 2014 em Cuiabá. Em 2016, Caio foi convidado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT para fazer a variação sinfônica de um de seus trabalhos, "Montanha", especialmente para a orquestra. Ainda, gravou o EP Operetra Trum, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, cujo lançamento ocorreu no evento "Vem pra Arena", da Secretaria de Estado de Cultura do Mato Grosso.
 
Serviço

Show Experimenta Assim de Caio Mattoso e Igor Carvalho
Teatro da UFMT
Dia 20 de março, terça-feira, às 20h
Entrada franca
Informações (65) 9-9999-7971
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet