Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

Comida fresquinha

No centro de Cuiabá, ‘Pão de Queijo Café’ é cafeteria aconchegante e acessível

No centro de Cuiabá, ‘Pão de Queijo Café’ é cafeteria aconchegante e acessível
Na Avenida General Mello, as letras garrafais de uma parede azul e o neon da vitrine anunciam um par perfeito: pão de queijo e café. A cafeteria abre às 6h para atender os que acordam cedo, e fecha às 19h para os que têm uma longa noite pela frente. Localizada no centro, o “Pão de Queijo Café” atende a todos que buscam na contemplação da bebida um momento de aconchego e descontração.

Leia mais:
Assistente social se ‘encontra’ na confeitaria e chama atenção pela beleza dos doces


O local, que ao abrir a porta revela o cheiro de café passado e pão de queijo que acabou de sair do forno, foi inaugurado por Adevenil Angelini e Gerson Luiz de Souza há três meses. Após dar aula por sete anos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Adevenil, que é turismologo, resolveu abrir o negócio junto com o parceiro.

Tudo começou na Faculdade de Cuiabá (FAUC), quando o turismologo teve uma disciplina de comidas e bebidas. Junto com seis amigos, eles idealizaram uma cafeteria. O projeto estava pronto, faltava só dar uma chance a ele. “Ano passado me desliguei (do SENAC) e pensei então em montar o café, que sempre tive vontade de abrir, e surgiu a oportunidade. Como somos adeptos do café e gostamos muito, resolvemos montá-lo com diferencial”, conta.

Após conhecer capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, a necessidade por uma cafeteria em Cuiabá também foi uma ideia encorajadora para os dois. “Cada lugar que nós chegávamos, nós pensávamos ‘Cuiabá está faltando isso, precisamos de um lugar assim’. Quando resgatamos o projeto da faculdade, resolvemos montar o café. A nossa arquiteta Ana nos ajudou a pensar o espaço”, comenta Gerson.

O estabelecimento foi todo pensado de forma autoral, e cada espacinho teve um toque do casal empreendedor. A parede de giz, pintada por Gerson, leva frases inspiradoras e a luminária do cantinho de estudo e trabalho, foi feito com tacinhas de plástico. O conceito do Pão de Queijo Café, aliás, é trazer um ambiente intimista para os que querem trocar um papo, estudar ou para quem está só de passagem pelo centro e quer apreciar um café e pão de queijo em conta.

Variedade de pão de queijo

O produto é uma parceria com a JA alimentos, que vende pães de queijo congelados. São várias fornadas que saem ao longo do dia, com 28 pães cada. Ou seja, sempre que o cliente chegar vai ter um pão de queijo quentinho esperando. “É um atrás do outro, tem dia que a gente vende 8, 10, 15 fornadas”, conta Gerson.
 

Além do clássico sabor salgado ou do Romeu e Julieta, que leva goiabada, há ainda o pão de queijo gourmet, recheado com sabores inusitados, como creme de avelã, doce de leite e carne seca – esse último bem aceito pelos cuiabanos, que inclusive é o carro-chefe dos pedidos.

Um salgado tradicionalmente mineiro, Gerson comenta que algumas pessoas naturais de Minas Gerais aprovaram o cardápio. “Recebemos alguns mineiros aqui e foi uma responsabilidade enorme. E graças a Deus todos tem saído daqui muito satisfeitos. Obviamente não vão falar que é melhor que o mineiro (risos), mas que está dentro das especificações do que eles entendem que é um bom pao de queijo”, afirma.

O menu, que não trabalha com frituras, conta também com as empadas Padori.

O café
 

Do cafezinho expresso ao cappuccino, Gerson explica que os grãos utilizados são os melhores selecionados. Além da máquina profissional, cada xícara ou taça leva um toque único do barista. “Estou adaptando o cardápio ainda, para atender a expectativa do cliente. Mas tudo o que temos está sendo bem aceito. O ‘chocolife’ é o sucesso da casa, que leva chocolate e chantilly. O cappuccino também tem um diferencial, porque colocamos uma borda de nutella. E fazemos tudo manualmente, até o leite vaporizado”, explica Adevenil.

Café da manhã para um hostel

Futuramente, o estabelecimento será o complemento de um hostel, com quem já divide os fundos. O espaço do Pão de Queijo Café foi alugado por Gerson e Adevenil após uma amiga em comum deles sugerir. O hostel, que está sendo reformado com o conceito de bioarquitetura, está com data de inauguração prevista para final de abril.

“Estamos esperando abrir o hostel, para abrirmos aos domingos também, em que vamos atender o público deles, oferecer o café da manhã. O hostel tem essa pegada de viajantes, com turistas que vão visitar Chapada dos Guimarães, o pantanal... Como o Adevenil é turismologo, podemos trabalhar com eles também, dar sugestões e até abrir pacotes”, projeta Gerson.

Serviço

Endereço:
Av. Gen. Mello, 115, Cuiabá-MT
Telefone: (65) 3056-1421
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet