Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

História da capital

Plataforma digital é lançada para catalogar famílias cuiabanas pioneiras

Foto: Rodolfo Perdigão - Gcom/MT

Plataforma digital é lançada para catalogar famílias cuiabanas pioneiras
O inventário digital denominado “Famílias Pioneiras – Cuiabá 300 Anos”, foi lançado na noite da última segunda-feira (19), em um dos salões da antiga Casa dos Governadores, região central de Cuiabá. O projeto visa reunir um acervo de registros históricos e documentais sobre as famílias tradicionais cuiabanas, em especial as que deram suas contribuições histórico-social, entre os anos de 1700 a 1977.

Leia mais:
Artistas lamentam abandono da cultura com nova troca de secretário: ‘Não dá tempo de fazer mais nada'


A ação promovida pelo Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) e coordenado pela “Comissão Cuiabá 300 anos”, é uma forma de homenagear as famílias cuiabanas pioneiras, começando pelo período colonial, monárquico e chegando ao republicano. A plataforma digital faz parte das ações festivas em alusão aos 300 anos de Cuiabá, que serão comemorados no dia 08 de abril de 2019.

Além dos registros bibliográficos e documentos históricos e públicos, a pesquisa terá um site que receberá a contribuição de familiares e pesquisadores, com a doação de publicações e documentos pessoais que relatem a trajetória dessas famílias no Estado de Mato Grosso.

De acordo com a coordenadora do NAV, Cely Almeida, a ideia nasceu após o governador Pedro Taques (PSDB) pedir que a história das famílias pioneiras fosse contada. “Daí então, fui procurar pesquisadores, historiadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para nos ajudar nesse projeto. Muitas pessoas estão contribuindo para o sucesso desse projeto. Fomos procurar sobre a primeira lavadeira de Cuiabá, a primeira parteira, enfim, pessoas que fizeram história na nossa capital”, disse.

A mestre em história pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Neila Souza Barreto, que faz parte da comissão organizadora, explica que dentro do sentido de democratização dos trabalhos de arquivo, as famílias que se interessarem a contribuir, vão ser cadastradas pela plataforma, e, na sequência, todo material disponibilizado deverá passar por uma análise criteriosa por uma equipe do Arquivo Público do Estado de Estado.

“Após as análises e a compilação dos dados documentais, vamos fazer uma lista com os nomes das famílias, que no dia 06 de julho, seus descendestes, receberão uma Comenda do governador Pedro Taques”, enfatizou.

Na mesma noite, também foi eleita a nova diretoria do Muxirum Cuiabano, movimento criado na década de 1990, na capital, para difundir e fortalecer as tradições cuiabanas. Para o professor Ernani Calhão, que também é um dos coordenadores da Comissão das Famílias Pioneiras, o projeto da plataforma digital é ambicioso e representativo, visto que irá contribuir muito para que as pessoas possam conhecer um pouco mais da construção histórico-social de Cuiabá e do Estado.

“Eu digo que, legitimamente, os verdadeiros mato-grossenses são só os índios, todos somos migrantes. Porque fomos migrantes nos período colonial –pós bandeiras, depois fomos migrantes no período da monarquia, e migrantes também no período republicano; eu tenho uma maneira de entender tudo isso, eu abomino a expressão “pau rodado”, porque somos todos “paus rodados”, porque viemos todos para Mato Grosso, e daí desenvolvemos toda essa cultura e todo esse progresso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet