Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Música

domingo

Concerto em homenagem ao aniversário de Cuiabá acontece na Basílica do Senhor Bom Jesus

Foto: Da Assessoria

Concerto em homenagem ao aniversário de Cuiabá acontece na Basílica do Senhor Bom Jesus
Em comemoração aos 299 anos de Cuiabá, será realizado no próximo domingo (8) um concerto na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, logo após a tradicional missa das 7h. A apresentação será regida por Carlos Taubaté em conjunto com o professor Fernando Pereira, do projeto ‘Boca Musical’.

Leia também:
Aniversário de Cuiabá terá Luan Santana, Munhoz e Mariano, SPC e mais
 
De acordo com a assessoria, quem se apresentará será o Coral Municipal de Cuiabá e a Camerata de Concerto. No repertorio, segundo Taubaté, estão músicas como "A lua", "Eu sou de Cuiabá" e o "Hino a Cuiabá".
 
A Basílica é um dos principais cartões postais da cidade, e comemora 296 anos de fundação em 2018. Fundada em 1722, ela é considerada a principal igreja católica do Estado, apresenta uma arquitetura de encher os olhos e mantém em seu subsolo uma cripta onde estão enterrados ilustres personagens da História de Mato Grosso.
 
Carlos Taubaté, regente do concerto, é formado em Composição e Regência pela FAAM-SP, já realizou concertos junto à Orquestra Jazz Sinfônica, como regente convidado e, como cantor, do Coral Paulistano do Theatro Municipal e do Coro Sinfônico de São Paulo, participou do Ciclo completo das óperas de Carlos Gomes, Pedro Malazartes, La Traviata e O Café, além de vários concertos sinfônicos, como os Réquiems de Verdi, Brahms e Fauré; Gloria, de Poulenc; Te Deum, de Kodály e Carmina Burana, de Orff.
 
Em Cuiabá há vinte anos, Taubaté foi professor do Departamento de Artes da UFMT,  coordenador de música da Secretaria de Estado de Cultura - onde implantou o Coro do Estado de Mato Grosso. Rege, atualmente, o Coral do Tribunal de Contas do Estado, o Coral Municipal de Cuiabá, o Coral Famato Senar e o Coral da Assembleia Legislativa.
 
Fernando Pereira, por sua vez, é graduado e mestre em música pela Academia Nacional de Sophia (Bulgária), educador e artista ao violino. É diretor da Boca Musical e, como educador, foi coordenador de cordas do Instituto Ciranda Música e Cidadania (2009 – 2014) e professor substituto da Universidade Federal de Mato Grosso (2009 -2010).
 
Atualmente, assessora o crescimento institucional dos programas Orquestra em Ação (Ji-paraná RO) e Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (Nova Mutum – MT), é professor efetivo do SESIESCOLA Mato Grosso, desde 2015 Coordena o Programa Música na Escola sistematizando estratégias e procedimentos educacionais inovadores, organizando currículos em sala de aula e seus reflexos em atividades extracurriculares de formação de conjuntos instrumentais em cordas friccionadas, sopros, percussão, violão; além da prática de coral.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet