Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

UFMT

Palestra ‘Os 201 clitóris de Marie Bonaparte’ discute sexualidade feminina na psicanálise

Foto: Reprodução / Ilustração

Marie Bonaparte

Marie Bonaparte

Uma palestra sobre a doutrina bonapartista em torno da sexualidade da mulher abre, na próxima terça-feira (24), as atividades do Programa de Pós graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Os 201 clitóris de Marie Bonaparte” será ministrada por Sarug Dagir Ribeiro, doutoranda da Federal de Minas Gerais (UFMG), às 9h de terça-feira.

Leia também:
Estudo da UFMT mostra como Lady Gaga "empoderou" símbolo nazista de opressão aos gays

Sarug é transexual. Ela é mestre em letras e estuda especificamente a diversidade (de gênero e etnorraciais) e políticas públicas, cidadania e direitos humanos e sexualidade feminina. Sua tese de doutorado é, especificamente, sobre a sexualidade feminina na
 obra de Marie Bonaparte.

Sarug Dagir Ribeiro (Foto: Reprodução)

No resumo de um artigo sobre o tema, feito por ela e Fábio Roberto Rodrigues Belo, explica: “Apresentamos um panorama da doutrina bonapartista em torno da sexualidade da mulher, por meio do qual damos destaque especial ao papel do clitóris no desenvolvimento da psicossexualidade da mulher e a subsequente tese da causa anatômica da frigidez. O pensamento bonapartista obedece a três veios principais de pensamento: o veio biologicista, o psicanalítico e o etnológico. O procedimento de análise sistemática dos textos nos possibilita demonstrar a importância atual que o pensamento bonapartista adquire na psicanálise”.

Marie Bonaparte era princesa e se consultou com Freud em 1925 para tratar sua ‘frigidez’, ou seja, a dificuldade de atingir o orgasmo com penetração. Foi a primeira psicanalista francesa, e se dedicou a estudar os ‘mistérios’ da sexualidade feminina.

Em outra parte do artigo de Sarug e Fábio, eles explicam o porque dos ‘200 clitórios’. (...) encontramos a polêmica pesquisa bonapartiana com 200 mulheres, tomadas aleatoriamente na população de Paris. Através de um exame ginecológico minucioso ela mediu a distância entre o clitóris e o orifício uretral e constatou uma variação de 1 a 4 cm. Então, com base no exame e nas entrevistas com essas mulheres em torno do orgasmo, deduz que, quanto maior a distância, maior a probabilidade de a mulher ser acometida de frigidez por causa anatômica. E a solução estaria na cirurgia de aproximação, conhecida como operação Halban-Narjani”. O 201º clitóris seria o seu próprio, já que ela mesma se submeteu à cirurgia.

Como conclusão, os estudiosos entenderam a tese de Marie como relevante para os estudos de gênero. “Por exemplo, como pensar o prazer sexual das mulheres transexuais? O que se estuda sobre a inadaptação da mulher à função sexual hoje e quais as soluções para isso na ciência contemporânea? Como a psicanálise hoje se preocupa com a frigidez nos seus aspectos clínicos e teóricos? E como as construções bonapartistas podem nos ajudar nessa seara? Enfim, identificamos e demonstramos o papel da princesa Marie na história do pensamento psicanalítico, cujos trabalhos transcendem o contexto histórico, intelectual e cultural de seu tempo”.

Outros eventos

Além desta palestra, Sarug também vai ministrar a aula inaugural ‘Cartografias do corpo e da alma: do processo transexualizador a uma estética da existência’, na quarta-feira (25), às 14h. Na quinta-feira (26), às 19h, acontece a exibição do filme ‘O céu sobre seus ombros’, em que a pesquisadora atua, seguido de uma conversa com ela.

Dirigido por Sérgio Borges, ‘O céu sobre seus ombros’ retrata a intimidade de três personagens da classe média de Belo Horizonte, uma transexual que concilia a prostituição com a vida acadêmica, um atendente de telemarketing que é da torcida organizada ‘Galoucura’ e é do movimento Hare Krishna e um escritor desiludido que é sustentado pela mãe. O longa venceu o Festival de Brasília como melhor filme, melhor direção, prêmio especial do júri, melhor roteiro e melhor montagem.

Programação

Terça (24): Palestra – ‘Os 201 clitóris de Marie Bonaparte’
Horário: 9h
Local: Auditório 1 – Instituto de Educação
 
Quarta (25): Aula inaugural – “Cartografias do corpo e da alma: do processo transexualizador a uma estética da existência’
Horário: 14h
Local: Auditório M – Instituto de Linguagens
 
Quinta (26): Exibição – “O céu sobre seus ombros”
Local: Auditório 1 – Instituto de Educação
Horário: 19h
 
Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet