Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

Calendário da ONU

Grupo de teatro cuiabano Tibanaré articula programação para Dia Mundial da Criatividade

Foto: Reprodução

Grupo de teatro cuiabano Tibanaré articula programação para Dia Mundial da Criatividade
Cuiabá será uma das 13 cidades do Brasil que vai celebrar o “Dia Mundial da Criatividade”. O Grupo Tibanaré é a liderança local e organiza a programação, que foca na arte como expressão do potencial criativo individual e coletivo. A programação em todas as cidades acontece simultaneamente neste sábado (21), e promete ser um marco histórico para quem acredita no poder da criatividade para resolver os problemas deste século.

Leia mais:
Cuiabanos pelo mundo elegem farofa de banana e pôr do sol como maiores saudades de ‘casa’


No ano passado, o Dia Mundial da Criatividade entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável, reunindo atividades em mais de cinquenta países.

A iniciativa de celebrar a importância da criatividade surgiu no início do século 21, quando líderes em diversos países criaram suas datas específicas para incentivar e fomentar o comportamento criativo e inovador como estratégia para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. No Brasil, o Dia Mundial da Criatividade começou a ser organizado em 2014 pelo psicólogo Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e um dos principais nomes da economia criativa no Brasil. Até 2016, as comemorações no Brasil seguiam a mesma data do calendário de Portugal e era celebrada no dia 17 de novembro.

Em Cuiabá, o Grupo Tibanaré, ganhador do Prêmio Brasil Criativo em 2016, na categoria teatro com o espetáculo “Passeio Noturno”, é o grande articulador do evento. Artistas jovens e atuantes e com uma prática consolidada no mercado cultural em Cuiabá fazem parte da programação, que começa às 14h, com uma intervenção de Palhaços no Hospital do Câncer, com a Operação Só Ria.

De lá, as 17h, inicia a programação no Metade Cheio, com o evento Disco Mania, que vai proporcionar uma roda de vitrola, promoções e sorteios. Às 18h30, está programado uma rodada de conversa com artistas inspiradores e contemporâneos que produzem em áreas distintas do fazer artístico, para falarem sobre processo criativo, percursos, inspirações, criatividade e o impacto das suas criações para o desenvolvimento social, artístico e sustentável.

Ainda na capital mato-grossense, a programação tem o apoio do In-Próprio Coletivo, Metade Cheio, Instituto Cultural Casarão das Artes e Programa Mato Grosso Criativo, da SEC-MT. A liderança nacional é a ProjectHub, que desde que foi criada em 2011, trabalha para ampliar e acelerar as conexões entre empreendedores criativos e investidores e hoje conta com mais de 7000 membros, em sua maioria do Brasil, mas também de países como Holanda, Índia, Canadá, Espanha e Dinamarca.

Quem participa nesta edição, intitulada de Talk – Conexão Criativa são os artistas: Clara Azevedo, Grupo Flor Ribeirinha, Bruno Bini e Luiz Marchetti, com a mediação do artivista multimídia Eduardo Ferreira. As 19h40 o Coletivo Caixas no Caminho apresenta o teatro Lambe-Lambe “Come Come”, com Juliana Graziela e “Canto da Sereia”, com Milena Machado. A programação segue até as 22h com o Disco Mania e o café-bar-bistrô e lojinha-galeria do Metade Cheio.
 
Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site http://www.diamundialdacriatividade.com.br/home, na aba programação, cidade Cuiabá. As vagas são limitadas.

Programação

14h – Intervenção de Palhaço, com Operação Só Ria – Hospital do Câncer
17h – Disco Mania – Metade Cheio
18h30 – Talk – Conexão Criativa com Clara Azevedo, Flor Ribeirinha, Luiz Marchetti e Bruno Bini, com mediação de Eduardo Ferreira
19h40 – Coletivo Caixas no Caminho – Teatro Lambe Lambe com Juliana Graziela e Milena Machado

Serviço

Data:
21 de abril
Horário: das 14h às 22h (conforme programação)
Local: Metade Cheio – Rua Comandante Costa, 381 – Centro Norte. Cuiabá-MT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet