Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Diálogo sobre Hannah Arendt

Direito e cinema: projeto de extensão da UFMT exibe filme “Hannah Arendt” para comunidade

Foto: Reprodução

Direito e cinema: projeto de extensão da UFMT exibe filme “Hannah Arendt” para comunidade
O Grupo de Pesquisa em Direito Constitucional da Universidade Federal de Mato Grosso (Gconst/UFMT), exibe no próximo dia 7 de maio, o filme “Hannah Arendt”, no Auditório do Bloco Didático I, às 19h. A exibição do longa faz parte do projeto de extensão “Ciclo Universitário de Direito e Cinema”, que chega a sua terceira edição. O evento, aberto ao público, busca discutir temas tanto no âmbito da filosofia, quanto da filosofia do direito.

Leia mais:
Palestra ‘Os 201 clitóris de Marie Bonaparte’ discute sexualidade feminina na psicanálise


O grupo, que existe há 3 anos, já projetou filmes como “A ponte dos espiões”, “Histórias Cruzadas”, “Doze homens e uma sentença”, “Norma Ray”, “Precisamos falar sobre o Kevin”, “Erin Brockovich” e “O povo contra Larry Flynt”, nos quais se discutiu temas de direito do trabalho, sindicalismo, publicidade, direitos humanos e vulnerabilidade, criminologia, responsabilidade e danos ambientais, tribunal do júri, dentre outros.

De acordo com a estudante Julia Araújo, o objetivo é fazer com que a população tenha acesso aos programas de extensão da UFMT, pois além de ter contato com filmes que trazem questões sociais relevantes, eles despertam discussões e reflexões sobre problemas que vivenciamos no nosso cotidiano, tudo isso por meio do cinema.

"Isso porque o grupo, sempre teve em mente a consciência do dever em contribuir para uma sociedade melhor e a forma encontrou foi proporcionar cultura à comunidade por meio da arte", disse.

Os eventos são direcionados a todos os interessados e sempre há a presença de alunos de outras universidades o que acaba engradecendo o evento.

O filme

Após fugir do campo de concentração nazista e se refugiar na América, Hannah Arendt acompanha o julgamento do nazista Adolf Eichmann em Jerusalém e escreve sobre o Holocausto.

Com este cenário, o filme traz a tona a temática acerca do julgamento, no qual a filósofa aborda profundas questões dos episódios vivenciados no genocídio como a responsabilidade humana, legitimidade da tortura, jurisdição nesta era de guerra, bem como formula o conceito de banalidade do mal.

Os temas serão discutidos tanto no âmbito da Filosofia, com a participação do professor e aluno da Faculdade de Direito, Roberson Calegaro, quanto no da Filosofia do direito pelos professores Alexandre Tavoloni e Felipe R. de Carvalho.

As inscrições serão feitas na hora e a certificação é de 04 (quatro) horas. No local, serão oferecidos pipoca e refrigerante.

Serviço

Data:
7 de maio
Horário: 19h
Entrada: gratuita, mediante inscrição na hora
Local: auditório da Faculdade de Direito, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet