Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Música

ingressos à venda

Conheça 'Martinho da Vila', grande atração do 7º Botequim do Samba

Foto: Reprodução / Ilustração

Conheça 'Martinho da Vila', grande atração do 7º Botequim do Samba
Faltam menos de dez dias para a sétima edição do ‘Botequim do Samba’, que acontece no próximo dia 11 de maio, no Buffet Alphaville. Além de toda a estrutura do local, do open bar de chope Louvada e open food de comida de boteco, a grande atração da noite é o sambista Martinho da Vila.

Leia também:
'Botequim do Samba', com Martinho da Vila, tem virada de lote; mesas e camarotes à venda

Ele não é só o cantor que vai se apresentar no Botequim do Samba no dia 11 de maio, ele é Martinho José Ferreira, nascido em Duas Barras, Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938, filho dos lavradores Tereza de Jesus e Josué Ferreira. Foi auxiliar químico indústria, alistado no Exército e escrevente-contador, antes de se tornar cantor profissional.

O artista surgiu para o grande público no III Festival de MPB da TV Record, em 1967, quando apresentou o partido-alto Menina Moça e no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançou o clássico Casa de Bamba, seu primeiro sucesso, seguido de O Pequeno Burguês.

É pai de oito filhos: Martinho Antônio, Analimar, Mart’nália, Juliana, Tunico, Maíra, Preto e Alegria. Martinho conservou o estado civil de solteiro até conhecer Clediomar Corrêa Liscano, no final da década de oitenta, quando casou-se e teve os dois filhos mais novos.

É um artista conceituado, vencedor de muitos prêmios. Dentre eles, foi um dos maiores vendedores de disco no Brasil, ultrapassando a marca de um milhão de cópias vendidas em tempo recorde. Além de tudo isso, é um ativista cultural, representante da cultura negra.

Sua vida de compositor começou na extinta Escola de Samba Aprendizes da Boca do Mato. Dedicou-se à Escola do Bairro de Noel em 1965 e a história da Unidos de Vila Isabel, que já se mistura tanto com sua história, que passou a ser chamado “Da Vila”. Os sambas de enredo mais consagrados da escola são de sua autoria. Também criou vários temas para desfiles e ainda colaborou na criação de outros temas.

Apesar de ser nacionalmente conhecido como sambista, Martinho da Vila é um legítimo representante da MPB, com várias composições gravadas por cantores e cantoras de diversas vertentes musicais, intérpretes consagrados no Brasil. Como intérprete é considerado por muitos críticos como o melhor cantor do Brasil.

Ele tem, ainda, grande ligação com a música erudita, e participou de projetos sinfônicos e se apresentou com diversas orquestras sinfônicas. Martinho também é escritor de livros infantis, infanto-juvenis, biografias e romances. É membro efetivo da Academia Carioca de Letras, do PEN CLUB e da Divine Académie Française des Arts, Letres e Culture.

Serviço

7º Botequim do Samba
Data: Sexta-feira, 11 de maio
Ingressos: Casa de Festas (Goiabeiras e Pantanal Shopping) ou pelo SITE
Informações: 3025-1301
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet