Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

tradição

Lavagem das Escadarias de São Benedito acontece pela 2ª vez; 1500 pessoas esperadas

Foto: José Medeiros

Lavagem das Escadarias de São Benedito acontece pela 2ª vez; 1500 pessoas esperadas
Com o tema central ‘Axé – Salve as Águas’, a Lavagem das Escadarias da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, em Cuiabá, acontecerá no próximo dia 23 de junho. Organizada pelas comunidades de religiões afro-brasileiras, o evento pretende reunir 1500 pessoas, de todas as religiões.

Leia também:
Padre defende lavagem das escadarias como "busca do fim das diferenças"

Em 2017 a lavagem foi realizada pela primeira vez em Cuiabá, e reuniu 600 participantes. A expectativa agora é maior, pois grupos de diversos municípios foram convidados.  

O ritual pedirá proteção às águas. "A água é um elemento natural importantíssimo. Não só para o culto dos Orixás, mas para tudo em nosso planeta. Devemos utilizá-la com sabedoria, pois ela é a essência da vida. E a palavra Axé é uma saudação que deseja força e triunfo. Também pediremos paz e tolerância entre as religiões", explica a presidente da comissão, Onilce Santana de Arruda.

A comissão organizadora do evento se reúne toda sexta-feira, às 19h, no Centro Cultural Casa Cuiabana, e busca incentivos e parcerias dos setores público e privado. "Precisamos de doações de flores, recursos para subsidiar o aluguel de carro de som e outros detalhes. Independentemente de religião, todos podem contribuir e participar", pontua Onilce.

O ritual tradicional acontece com cânticos e hinos religiosos, além de toques de tambores e todos vestidos de branco. Lavar as escadarias simboliza “Lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito”.

Mulheres com suas "quartinhas" – vasos que trazem com flores e água com essência de alfazema –, puxam o tradicional cortejo. Cantos e hinos religiosos e toques de tambores dão ritmo à caminhada. Ao final, em frente à igreja, membros de todas as religiões unidos fazem mais um ato simbólico de paz.

Lindsey Catarina de Sá, uma das componentes, afirma que a Lavagem é um evento popular e aberto às comunidades de todas as religiões. "É uma ação que promove o regaste cultural, importante para a história de todos nós e prega o convívio harmonioso entre religiões. Venha participar e colaborar para que nossa mensagem tenha maior alcance", convida.

Participam da organização o grupo cultural Kunta Kinté, a Associação Umbandista de Mato Grosso (Assumat) e a Associação de Cultura de Cadomblé e Umbanda de Várzea Grande (Acacuv).

Serviço

Lavagem das Escadarias
Local: Igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, em Cuiabá
Data: 23/06
Concentração: 8h, ao lado da igreja
Início do Cortejo: 9h  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet