Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

femina

Curso para gestantes ensina sobre pré-natal, parto humanizado e cuidados com o recém nascido

Foto: Da Assessoria

Curso para gestantes ensina sobre pré-natal, parto humanizado e cuidados com o recém nascido
Simulações de cuidado com recém-nascido, informações sobre pré-natal, diferentes tipos de anestesia e analgesia e muito mais foram passadas a um grupo de mulheres que participaram, no último final de semana, do ‘Primeiro curso de Gestante da Femina’.

Leia também:
Técnica que reduz estômago sem cortes será realizada pela primeira vez na Capital no Jardim Cuiabá

O evento faz parte do Projeto Parto Adequado, realizado pela a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), em parceria com o Ministério da Saúde, e que visa estimular a realização de partos normais pelo país.

“A Femina foi pioneira na região Centro-Oeste, em 2015, ao integrar o projeto. No primeiro ano do Parto adequado, a Femina registrou o crescimento da taxa de partos normais de 1,46% do total de partos realizados para 47%”, destacou a diretora técnica da unidade hospitalar, Fernannda Pigatto.

De acordo com a assessoria, além de dicas teóricas, o curso trouxe simulação da prática do cuidado com o recém-nascido. Também foram abordadas as principais dúvidas sobre o pré-natal, pela ginecologista Juliana Abrão, e os principais tipos de anestesia para os partos normal e cesariano, com enfoque em analgesia (doses baixas dos anestésicos, assim o desconforto é retirado, mas a mulher mantém a mobilidade das pernas), pela anestesista Vanessa Carloto.

“É normal a mulher sentir medo nesta fase, medo da dor, do uso de anestesia, muito mais por não conhecer o procedimento, porém ao serem informadas sobre os tipos de anestesias para parto cesária e normal, elas ficam mais seguras”, avalia.

Juliana Abrão, que é ginecologista e professora do curso de Medicina da UFMT, concorda com o fato de que a informação confiável dá poder à mulher para que ela tome a melhor decisão. “O Parto Adequado prevê esse empoderamento feminino, ou seja, a gestante munida de informações opta pelo melhor plano de parto”, finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet