Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

domingo de manhã

Orquestra Sinfônica realiza concerto com peças do clássico ao regional

Foto: Luiz Carlos Sayão / Secom

Orquestra Sinfônica realiza concerto com peças do clássico ao regional
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) realiza, no próximo domingo (20), às 10h, a primeira edição de uma série de concertos de Câmara que serão realizados no auditório do Centro Cultural. A série ‘Benedito Pedro Dorileo’ leva o nome de um dos principais incentivadores e criadores da Orquestra, e é realizada como parte da temporada ‘Cuiabá Tricentenária’.

Leia também:
Artistas se unem e realizam festival de músicas autorais em Cuiabá

A primeira apresentação será neste domingo, às 10h, e tem entrada gratuita. De acordo com a assessoria, a proposta é oferecer um novo conceito e horário de música erudita na Universidade. “O objetivo é destacar o que temos de melhor para que a sociedade possa desfrutar de um repertório variado e de qualidade, ampliando as possibilidades por meio de novos formatos e horários de performances, como ocorre nas principais cidades do mundo”, explica o maestro da Orquestra, Fabrício Carvalho.

A série compreende apresentações de orquestra de câmara. “A música de câmara consiste em a qualquer formação que se limite a poucos instrumentistas, portanto, destinada a pequenos espaços. Diferentemente da orquestra sinfônica, cada instrumentista geralmente tem sua partitura exclusiva. Cada um toca notas por si só, dando maior protagonismo individual a cada músico”, explica.

O programa será composto por 12 peças, entre compositores clássicos, como Tchaikovsky, Giacchino Rossini, Jaques Offenbach, passando pelo jazz (pelas peças “Mood Indigo” e “XIX Julho”) e por faixas consagradas da música popular brasileira e internacional, como “Autumn Leaves”, “Bésame Mucho”, “Garota de Ipanema”, “Wave”, “O bom filho à casa torna”, “Medrosa” e “Trem do Pantanal”. A música regional é evidenciada por músicas de rasqueado selecionadas e da peça “Vuelve Madrecita”, da compositora cuiabana Zulmira Canavarros.

Os músicos participantes desta etapa são os instrumentistas Jader Evangelista Gonçalves e Benedito Fausto Pereira Borges Filho (trompete), Jorival Ramos de Moraes e Gunnar Vingren Júnior, como convidado (trombone), Eurico Rocha de Castro (tuba) e Marcelo Mendonça (bateria e percussão).

Serviço

Orquestra Sinfônica da UFMT – Série Benedito Pedro Dorileo
Data: Domingo, 20
Horário: 10h
Local: Auditório do Centro Cultural da UFMT
Entrada Franca
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet