Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

jura

Filha de Olga Benário e Luis Carlos Prestes vem a Cuiabá lançar livro sobre a história da mãe

Foto: Reprodução

Filha de Olga Benário e Luis Carlos Prestes vem a Cuiabá lançar livro sobre a história da mãe
Filha de Olga Benário e Luis Carlos Prestes, a historiadora Anita Leocádia Prestes vem a Cuiabá na próxima quarta-feira (30), para lançar o livro ‘Olga Benário Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo’. O lançamento acontece às 19h, durante a Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA).

Leia também:
Professor da UFMT lança livro que analisa suicídio de escravos como recusa à escravidão

Anita nasceu na prisão feminina do Campo de Concentração de Barnimstrasse, na Alemanha, durante o holocausto, e foi afastada de sua mãe aos 14 meses. No livro, ela conta o que Olga viveu de 1936 até sua morte, em 1942. As informações que dão suporte ao livro foram retiradas dos arquivos da Gestapo, polícia secreta do terceiro Reich alemã.  De acordo com a assessoria, a obra traz um relato sobre a deportação para a Alemanha e a vida na prisão e nos campos de concentração nazistas.

Anita viveu exilada na extinta  União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), e em agosto de 1972 foi indiciada em virtude da militância política, julgada em  1973 e condenada à pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército. É graduada e mestre em química e doutora em história Universidade Federal Fluminense.

A Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA) começou em 2014, com a participação de 40 universidades e institutos federais. Atualmente, já é realizada em 50 universidades do país, e em 2018 será o primeiro ano que a UFMT participa.

O evento tem como propósito colocar em discussão o projeto de Reforma Agrária e os temas que circundam essa questão nas áreas de humanas, saúde, agrárias, educação entre outras. A programação é multidisciplinar e aborda temas que dizem respeito a terra, vida, saúde, educação, criminalização dos movimentos sociais e retrocessos na democracia e nas políticas sociais. 

Além da Conferência e do lançamento da obra de Anita Prestes, o evento reúne mesas redondas, oficinas, Feira, exposição e rodas de conversas. Além de Anita, realizam palestras, João Paulo Rodrigues  do MST-SP e Gersem Baniwa, indígena do Povo Baniwa e professor da Universidade Federal do Amazonas.

Mais informações no SITE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet