Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

amamentação

'Mamaço' é realizado no Pantanal Shopping e inicia campanha de doação de leite materno

Foto: Reprodução/Internet

'Mamaço' é realizado no Pantanal Shopping e inicia campanha de doação de leite materno
Um ‘mamaço’ será realizado simultaneamente em catorze centros comerciais de todo o Brasil, incluindo o Pantanal Shopping, neste sábado (19), às 15h no horário de Brasília e 14h no horário de Cuiabá. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da doação de leite materno.

Leia também:
Em Cuiabá, enfermeira trabalha como consultora em amamentação orientando mães de primeira viagem

O evento abre a programação de um projeto nacional criado pela Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em Cuiabá, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso na capital mato-grossense. Ao mesmo tempo, começa também a campanha ‘Aqui tem Vida’, que visa arrecadar frascos de vidro para armazenamento de leite materno. Esta campanha acontece em dezenove empreendimentos até o próximo dia 28 de maio, e busca suprir um dos maiores problemas dos bancos de leite humano: o armazenamento.

Ainda no sábado (19), o Pantanal Shopping realiza uma roda de conversa sobre amamentação e ordenha, musicalização para bebês, pintura de barriga, massagem relaxante, massoterapia e atendimento individual sobre a aplicação do método Montessoriano e sobre como montar uma horta doméstica, e uma exposição fotográfica sobre o tema Amamentação e Pingentes de leite.

"Convidamos as mães que estão amamentando para participar dessa tarde especial no mall e chamar a atenção da sociedade, melhorar os indicadores de aleitamento materno e ampliar o número de mães amamentando", pontua a gerente de marketing do Pantanal Shopping, Ticiana Pessoa.

Diego Marcondes, gerente nacional de Marketing da Ancar Ivanhoe, afirma que o movimento tem o objetivo de reforçar a importância de um gesto tão simples, mas que pode reduzir a mortalidade neonatal e infantil do Brasil. "Quisemos usar a força do grupo para promover o bem e fazer a diferença em nossa sociedade. Temos ciência da capacidade instalada de nossos shoppings de atuar como agentes transformadores da realidade e não medimos esforços para promover um grande mamaço aliado a uma campanha de arrecadação de frascos que pode salvar vidas de mais de 160 mil crianças em todo o país", analisa.

A Ancar Ivanhoe é pioneira no setor de shopping centers, e é uma das líderes do mercado, com mais de 40 anos de atuação. Sua história teve início na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping construído no Brasil, o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoe Cambridge, líder global de serviços imobiliários, e continuou sua trajetória em constante expansão. Após mais de uma década dessa parceria, a Ancar Ivanhoe tornou-se uma das cinco maiores empreendedoras e administradoras de shopping center do Brasil, presente nas cinco regiões do país, com 22 empreendimentos em seu portfólio e única empresa do setor há mais de 10 anos a lista do Instituto Great Place To Work. 

Campanha de doação
 
Atualmente, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz (rBLH) precisa de 18 mil frascos por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuras e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe.

"A embalagem adequada para a doação é um ponto sensível para a gente, angariar frascos significa aumentar nossa capacidade operacional. O mamaço vai coroar toda essa ação, vai ser um marco importante, até porque nossa expectativa é também divulgar que os bancos de leite são uma casa de apoio à amamentação e estão de portas abertas para qualquer mulher que tem dificuldade para amamentar", aponta o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz, João Aprígio Guerra de Almeida.

"A parceria com a Ancar é uma experiência ímpar e inédita no Brasil. A empresa, sob a égide da responsabilidade social, encampou o movimento e se disponibilizou a abrir espaço em shoppings de todo o Brasil para a campanha de doação de frascos", completa Aprígio.

Para apoiar os 219 bancos de leite nos 196 pontos de coleta, basta doar frascos de vidro de até 500g com tampa de plástico e boca larga, como os de café solúvel ou maionese, desde que seja de vidro.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem como objetivos promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Criada em 1900, como Instituto Soroterápico Federal, a Fiocruz tem uma trajetória que se confunde com o próprio desenvolvimento da saúde pública no País.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa coordenada pela Fiocruz em ação integrada com a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM), do Ministério da Saúde (MS). Atualmente, é composta por 218 bancos de leite humano (BLHs) e 194 postos de coleta, presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No ano passado, a rBLH-BR beneficiou mais de 165 mil recém-nascidos internados em UTI Neonatais e realizou cerca de dois milhões de atendimentos assistenciais às mulheres com dificuldade de amamentar.

Serviço

Doação de Frascos
Quando: 18 a 28/05
Local: Fraldário

Mamaço e Roda de Conversa
Quando: 19/05
Local: Piso 2 (ao lado da Riachuelo)

Programação

13h - Abertura do Dia Mundial de Doação de Leite Humano - Pantanal Shopping, rBLH e SES-MT
13h15 - Roda de conversa - Amamentação e ordenha: doando vida. Com Carolina Vieira Peixoto da Silva Moura, médica e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano "Via Láctea - caminho, luz e vida".
14h - Mamaço
14h30 - Musicalização para bebês - com Keroll Weidner
14h30 às 17h:
• Massagem relaxante com a fisioterapeuta Kênya Martins
• Massoterapia com Elisangela Miranda
• Pintura de Barriga com Bem Gerar e Roda da Luz
16h às 17h
• Atendimento individual sobre a aplicação do método Montessoriano - com Ninho Montessori
• Atendimento individual sobre como montar uma horta doméstica - com Sulaine Barbosa agronoma
Exposições de arte:
• Elis Freitas - Exposição fotográfica "Mulheres Amamentando"
• Chris Costa Marques - Exposição Fotográfica de UM OLHAR ESPECIAL PHOTOGRAFIA "AMOR DE PEITO: A ARTE DE AMAMENTAR"
• Thatty Doula - Exposição de Pingentes de leite
• Daniela Monteiro - Exposição de telas "Aquarela"
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet