Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

veja como

Buscando dar 'exemplo' aos pacientes, nutricionista se torna atleta de fisiculturismo

Foto: Arquivo Pessoal

Buscando dar 'exemplo' aos pacientes, nutricionista se torna atleta de fisiculturismo
Foi pensando em ser um exemplo para seus pacientes que a nutricionista Nabila Reame Campos, 28, decidiu se dedicar mais aos treinos e à alimentação e se tornar uma atleta de fisiculturistmo. Em abril deste ano, ela estreou na categoria ‘bikini fitness’, em um campeonato que aconteceu em Tangará da Serra.

Leia também:
Mato-grossense vence campeonato internacional de fisiculturismo em São Paulo

Formada em 2011 pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com pós graduação em obesidade e emagrecimento e em nutrição esportiva e estética, e experiência de seis anos em atendimento clínico, ela conta que observar o dia a dia da clínica e a dificuldade de seus pacientes, decidiu se desafiar.
 
“Para a pessoa ter uma mudança corporal, ela precisa levar a dieta e o treino a sério. É um exercício de paciência, pois os resultados não vêm do dia para a noite! E diante da minha observação no dia-a-dia da clínica, e vendo as dificuldades enfrentadas em dar continuidade no processo e tratamento nutricional, quis fazer algo para poder  incentivar os meus pacientes, e mostrar que qualquer pessoa pode ter mudança de hábitos e mudança corporal, inclusive a nutri deles”, contou ao Olhar Conceito.
 
A partir desta ideia, se encontrou um treinador com o mesmo desejo e objetivo, há um ano. Nos seis primeiros meses, priorizou a hipertrofia dos músculos, com treinos seis vezes por semana e ‘balanço energético positivo’ na alimentação, ou seja, consumindo mais (boas) calorias do que gastando. “Foi uma alimentação rica em proteínas, em bons carboidratos, boas gorduras e, ao contrário do que muitos pensam, nessa fase tive refeições livres aos finais de semana ou durante a semana”, lembra.
 
Quarenta dias antes do campeonato, no entanto, os treinos e a alimentação se tornaram mais restritas. “Os treinos eram mais metabólicos, com dois cardios ao dia, um aeróbico em jejum (AEJ), e outro cardio pela noite”, conta. Durante todo o tempo, ela também fez suplementação da dieta.
 
Dentre as maiores dificuldades, segundo Nabila, a principal estava em conciliar seus objetivos e a vida social. “Todas as nossas emoções e tradições têm ligação direta com o alimento. Se torna muito mais difícil manter a tranquilidade e dedicação durante o processo de preparação”, afirma. “Como falo para meus pacientes: normalmente o que acontece é que se estamos tristes, ansiosos, nós comemos besteiras. [Estamos] felizes? Comemoramos com comida. Reunião familiar ou com amigos? Envolve juntar todos para comer algo. Então não é um processo fácil e rápido”.
 
Outro ponto é enfrentar o ‘preconceito’ das pessoas. “Por exemplo, nos dias de hoje, ainda tem gente que acha que um pote de Whey Protein é bomba. Cabe a nós, como profissionais de nutrição, desmistificar também tais conceitos errôneos”.
 
Os treinos, por outro lado, foram fáceis para Nabila. “Pois é algo que gosto, é meu momento de desestressar”, afirma. “Até porque não precisa passar horas em uma academia, como muitos pensam. Para realizar um treino com qualidade, uma hora é mais que suficiente”.
 
A experiência como nutricionista também foi benéfica. “A nutrição é a base para qualquer e toda mudança corporal. Sem uma boa nutrição, os resultados não viriam de forma alguma. É o que faz a diferença sem dúvida alguma. Até porque é como brinco com meus pacientes: um treino bom você resolve em uma hora na academia. Mas o que vai ditar seus resultados são as outras 23 horas do dia, a alimentação”, finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet