Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

aproveite o frio

Olhar Conceito convida sommelier de cachaça e ensina receita de 'quentão caipira'

Olhar Conceito convida sommelier de cachaça e ensina receita de 'quentão caipira'
O mês de junho chegou e, com ele, o friozinho, raro em Cuiabá. Para comemorar as duas coisas, o Olhar Conceito pediu ao sommelier de cachaças Vilmar Oliveira uma receita de quentão, para fazer na festa junina ou em casa mesmo, e se esquentar.

Leia também:
Cuiabana criadora do 'melhor bolo de cenoura' ensina receita de chocolate quente cremoso

Confira:

Quentão caipira

Ingredientes:

1 1/2 xícara de água
1 1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de gengibre cortadinho em fatias finas
3 limões taiti cortado em rodelas
2 morangos cortados em pedacinhos
4 xícaras de cachaça artesanal (umburana)
3 cravos da índia
2 pedaços de canela em pau
 
Modo de preparo:

Coloque o açúcar ao fogo até que ele comece a caramelizar. Acrescente os outros ingredientes, depois adicione a cachaça e deixe por mais 3 minutos ao fogo. Coe e deguste com uma ótima companhia. Saúde!

Trajetória



Vilmar trabalha com bebidas já há algum tempo. Foi barman do renomado restaurante Mocotó, em São Paulo, e aprendeu grande parte do que sabe com o mestre Leandro Batista, quando o título ‘sommelier de cachaça’ ainda nem existia.

“Começamos a visitar vários produtores, a entender o amor que colocavam em cada bebida deles, o carinho”, lembra. “O nome ‘sommelier’, na época, foi taxado pela mídia. A revista paladar, da folha de são Paulo, começou a falar sobre ‘os novos barmans caipiras’ que trabalhavam a cachaça, que éramos nós”. Graças a este movimento, segundo Vilmar, a categoria foi reconhecida e, hoje, o Senac de são Paulo possui, inclusive, um curso voltado para os ‘cachaceiros’.

Em Cuiabá, ele já trabalhou no restaurante Dom Sebastião, e em 2016 abriu a própria empresa, junto ao sócio Erik Miranda: a “Kayana Cachaça e Cia”, especializada em distribuição e produção da bebida mais famosa do país.

Hoje, a Kayana está nos restaurantes Seu Majó (de terça a sexta à noite, e aos sábados e domingos na hora do almoço) e no Armazém Mamur (de segunda a domingo à noite). Segundo Vilmar, são mais de 15 drinks diferentes feitos com cachaça e frutas.

Para conhecer mais sobre a Cachaça e Cia, acesse o SITE ou INSTAGRAM, ou entre em contato pelos telefones (65) 98422-3686 ou (65) 99993-0280.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet