Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

primeira rua de Cuiabá

Prefeitura quer entregar Beco do Candeeiro revitalizado até final de 2018

Foto: Olhar Conceito

Beco hoje e projeto de revitalização

Beco hoje e projeto de revitalização

O secretário de cultura, esporte e turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, e o prefeito Emanuel Pinheiro anunciaram na noite da última terça-feira (5), a restauração do Beco do Candeeiro, a primeira rua de Cuiabá.

Leia também:
Cuiabania revive dias de glória com reinauguração do Museu da Imagem e do Som

O anúncio foi feito durante a reinauguração do Museu da Imagem e do Som (MISC), no Centro Histórico, e, no auditório do museu, foi passado um vídeo já apresentando o projeto, feito pelo arquiteto Daniel Campos. O projeto promete refazer a pintura, recuperar os paralelepípedos, restaurar as calçadas e instalar iluminação. Segundo o prefeito, a ideia é entregar tudo até o final de 2018.

“Trabalhamos junto com o Stopa e com demais secretários”, explicou Vuolo. “O projeto vai ser apresentado, um projeto feito pelo arquiteto Daniel Campos, e vai agora pra fase de contratação da empresa para que possamos realizar”.

Além de todo o embelezamento estético, o secretário garantiu que haverá um forte trabalho com a população que vive hoje no Beco. “De nada vale pensarmos exclusivamente na restauração e na beleza. Estamos trabalhando junto com o Raul, que faz um belíssimo trabalho do Hip Hop de combate às drogas, estamos trabalhando junto com a Universidade Federal, trazendo pra dentro do processo, estamos trabalhando, hoje eu falei com o André D’Lucca, porque ele fez uma peça falando sobre o Beco do Candeeiro, e nós, junto com a Secretaria de Bem Estar Social, as demais secretarias e a sociedade, iremos devolver à Cuiabá, por determinação de vossa excelência, aquilo que nós mais queremos, a humanização”.

Na prática, de acordo com Emanuel, também será feito um trabalho junto com representantes da ‘População Nacional de Moradores de Rua’. “Eu já implantei o Conselho Municipal, reestruturando o conselho e implantando o Conselho Municipal de População de rua, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, [por]que nada será feito tratando os moradores de rua como objeto, como algo descartável, pelo contrário. Uma gestão humanizada respeita as pessoas, e junto com eles vamos discutir a forma de transferência e de respeito à dignidade da pessoa humana, à essa população de moradores de rua. Inclusive ao que diz respeito aos direitos fundamentais, como direito ao trabalho, ao lazer, à cultura, saúde, educação, enfim, reintegrá-los à sociedade”.

Emanuel Pinheiro (Foto: Olhar Conceito)

O prefeito afirmou que ainda não tem as datas exatas de quando começa ou termina a obra, mas o objetivo é entregar o Beco até o final deste ano. O orçamento também não foi aprovado ainda. “Já tenho um pré-orçamento, mas ainda falta alguns detalhes. Por exemplo, o presidente nacional do Iphan já deu uma sugestão que faz uma diferença. Como o Beco do Candeeiro é utilizado por pedestres, não passa veículos, pra elevar o nível da rua ao nível da calçada. Fica muito mais bonito, muito melhor, evita acidentes, facilita acessibilidade e valoriza mais o Beco do Candeeiro, esse ícone cultural e social. Tudo isso muda os valores”, finalizou Emanuel.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet