Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Vilma Confeitaria

Viúva e com sete filhos, catarinense faz sucesso com bolos confeitados em Cuiabá

Foto: Olhar Conceito

Bolo de brigadeiro da Dona Vilma

Bolo de brigadeiro da Dona Vilma

Na Avenida XV de novembro, há quase dez anos, está instalada uma cafeteria que vive cheia, a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana. Com bolos, salgados, cafés, sucos e outras guloseimas, o espaço guarda um tesouro ainda maior: a história da Dona Vilma, catarinense que veio para Cuiabá em 2001, após ficar viúva e criar sozinha seus sete filhos. Hoje, dois deles, e alguns netos e sobrinhos-netos, trabalham em sua doceria, que já chegou a uma escala quase industrial, e que chega a vender mais de 500 bolos sob encomenda por semana (sem contar os à pronta entrega).

Leia também:
Aproveitando o frio, doceria serve chocolate quente e fondue

Lucas João Pereira da Silva, 22, é sobrinho neto de Vilma, e hoje é um dos funcionários da empresa. Ele conta que a tia avó é natural de Chapecó, Santa Catarina, mas morou muito tempo em Ponta Porã, onde nasceu parte de seus filhos, e onde ela ficou viúva. Foi lá, também, que conheceu a ‘Dona Adélia’, e aprendeu a fazer bolos.

Dona Vilma e seus filhos (Foto: Olhar Conceito)

Um dos filhos mais velhos dela mudou-se para Cuiabá, e alguns anos depois ela também veio. Por aqui, começou a fazer bolos sob encomenda para complementar a renda e não ficar parada. Outro filho, Ricardo, com visão empreendedora, foi quem teve a ideia de abrir o espaço físico.

“Quando começou era aquela coisa mais esporádica, um via que fazia, aí os convidados viam e pediam... Mas aos pouquinhos. E aí foi crescendo. Tanto que nesse meio do caminho, esses anos que em que ela ficou no apartamento, [eles] foram comprando mais equipamentos, porque foi aumentando a produção ao longo do tempo. Comprou forma, geladeira, freezer, batedeira maior...”. Até que chegou um momento em que os equipamentos não cabiam mais no apartamento, e a família alugou um salão, em frente à casa dela, para instalar a cafeteria, em 2009.

O sucesso já era grande, mas, com a possibilidade de provar os sabores, pela venda de pedaços por quilo, os clientes foram ficando cada vez mais fieis. A produção se especializou tanto que hoje há uma linha de montagem, ou seja, enquanto um faz a massa, outro faz o recheio, outro monta o bolo, e assim por diante. O ‘artesanal’, no entanto, não se perdeu.

Balcão Dona Vilma (Foto: Olhar Conceito)

“A gente não usa pré-misturas, não usa nada de recheios prontos, misturas prontas, geralmente as meninas ficam ali na beira do fogão mexendo, fazendo os recheios mesmo. Acho que esse sabor caseiro, que não tem conservante, não tem residual de adoçante, nem nada industrializado é o diferencial que as pessoas sentem”, comenta Lucas.

Há três anos, Dona Vilma comprou uma casa no interior do estado e, como suas receitas já foram passadas aos funcionários e familiares, e ela está com 60 anos, decidiu descansar. “Ela vai, passa três meses, depois passa três meses aqui... E normalmente quando ela está aqui ela faz as bolachinhas. Só tem na época que ela vem, porque ela mesmo que faz”.

Bolachinhas (Foto: Olhar Conceito)

Lucas conta que o sabor preferido dos clientes é o bolo de quatro leites, que leva em seu recheio leite em pó, leite condensado e creme de leite. O quarto leite seria o leite de coco, que é usado para molhar a massa. Além dele, estão disponíveis mais de 30 sabores.

Na cafeteria, que funciona de segunda a sábado, tem cafés, sucos, docinhos, sobremesas tipo torta holandesa, torta de abacaxi com coco, cheesecake de frutas vermelhas, cupcakes, bolos de pote, bolo gelado, salgados, bolos simples, como nega maluca e bolo de cenoura, e os bolos a pronta entrega.

Para manter a tradição de família, há um ano uma das filhas de Dona Vilma, que foi gerente da loja em Cuiabá, abriu uma filial em Nova Mutum, onde os clientes podem encontrar também todas as delícias já conhecidas.



Serviço

Vilma Confeitaria e Cafeteria
Endereço: Avenida 15 de Novembro, 208, Centro Sul. (ao lado da Multibar)
Encomendas e informações: (65) 36235698
Funcionamento: Segunda a sexta das 7h30 às 18h; Sábados das 7h30 às 17h
Nova Mutum - Rua dos Flamboyants, nº 90w, Centro (antiga farmácia da Unimed)       
FAN PAGE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet