Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

poder transformador

Interlocutor da insatisfação social, Gabriel O Pensador palestra sobre influência da música e educação

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto/Reprodução

Interlocutor da insatisfação social, Gabriel O Pensador palestra sobre influência da música e educação
De cabelos molhados e dando uma ajeitada no espelho, Gabriel O pensador se preparava para dar uma palestra para cerca de 700 professores, no Gran Odara Hotel, nesta última quinta-feira (14). Interlocutor da insatisfação social, o rapper narrou no evento sua trajetória pessoal e o poder de transformação social da música para a educação, enquanto forma de expressão, diversidade e responsabilidade social.

Leia mais:
Ilustradora vai transformar geladeira em “biblioteca itinerante” no Sinestesia; evento irá arrecadar livros infantis


O rapper experimentado, que despontou na cena musical em 1992 e conta com oito álbuns lançados, três livros e é habituado a dar palestras, foi convidado pelo Sicredi para através de sua vivência, comentar as diretrizes da educação atualmente e respeito às diferenças no 7º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida. O mesmo evento contou com a palestra da ex-consulesa da França e comunicadora Alexandra Loras, ativista e feminista negra.

Espontaneamente, o músico retoma a história de Gabriel Contino, um garoto sonhador de classe média que cresceu entre os moradores da Rocinha, no Rio de Janeiro. Com gana de protestar, aquele jovem dos anos 90 que fazia folhetos para distribuir em prédios, encontrou nas rimas o poder de se expressar. E a música, no final, sintetiza o potencial de influenciar pessoas.

Assim como a música atinge positivamente as pessoas, a educação também é o melhor caminho. “Eu recebi muitas mensagens e pessoas que me contaram suas histórias de transformação, que foram influenciadas por músicas minhas. Eu pontuo e lembro de temas importantes, como o racismo por exemplo, a luta contra e as histórias tanto dos protestos que não davam certo, como o impacto que a música teve de positivo na vida das pessoas”, diz Gabriel para o Olhar Direto.

“Cortam nossas asas desde cedo. Nós tentamos nos enquadrar numa empresa, num escritório, num emprego e achamos que aquilo é o nosso limite, nosso objetivo. Mas na verdade podemos inovar, criar uma profissão nova e fazer algo que ninguém nunca fez, com algo que você ama fazer. Eu fiz isso sem querer, que era me expressar pelo rap e consegui chegar no coração das pessoas e ajudei a moldar mentes”, conta.

Em um gancho, Gabriel O Pensador também comenta a importância da educação e o papel de incentivo que os professores exercem na vida dos alunos – assim como sua avó, que é professora aposentada e ele pode conhecer de perto a capacidade de mudança que a profissão dela tem.

“O professor desperta a curiosidade de aprender, de conhecer e amplia os horizontes de um ser humano que está ali e poderia ser muito limitado, por uma visão pessimista, baixa autoestima. Acho que o professor consegue transformar isso em sede de conhecimento, de felicidade e realização. Não só profissionalmente, mas como alma”, comenta.

7º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida
 
O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. Tem o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Em Mato Grosso, o programa é desenvolvido por oito cooperativas em 27 municípios. “Ele visa investir nos alunos, para que eles desenvolvam senso de cidadania, cooperação e um olhar coletivo e empreendedor, de justiça social. O objetivo final é termos cidadãos melhores para o futuro da nossa comunidade”, explica o presidente da central Sicredi Centro Norte, João Carlos Spenthof.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet