Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

veja fotos

Cavalhada movimenta Poconé e revive medieval batalha entre cristãos e mouros

Foto: Sid Carneiro e Elizeu Silva

Cavalhada movimenta Poconé e revive medieval batalha entre cristãos e mouros
Uma das maiores manifestações culturais de Mato Grosso aconteceu no último domingo (24) na cidade de Poconé (104km de Cuiabá). A ‘Cavalhada’, que movimenta desde o setor turístico até a educação da cidade, já é considerada um Patrimônio Imaterial da Cultura Pantaneira, e acontece na cidade desde a década de 50.

Leia também:
Fé e graças alcançadas ajudam festeiros a preparar 6 mil kg de carne para Festa de São Benedito

A Cavalhada representa as lutas entre os cristãos e os mouros, que aconteceram quando o exército mulçumano tentou invadir a França, depois de conquistar Portugal e Espanha. A festa é como um teatro, que foi trazido ao Brasil pelos jesuítas, em 1826, para fazer parte da festa do Divino Espírito Santo.

De acordo com a assessoria, em Poconé a batalha retratada é a do sequestro da rainha Moura pelos cristãos, que teria acontecido no ano 732, em troca da conversão dos Mouros ao Cristianismo, o que não aconteceu. A batalha teria se dado porque nenhum dos dois lados cedeu.

Em Poconé, a Cavalhada é feita por famílias da cidade, e tem apoio da Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores e o comércio local, além de recursos do Estado de Mato Grosso, através de emendas parlamentares. Por ser tradicional, o evento movimenta o setor turístico da região – que já é aquecido por ser o ‘Portal do Pantanal’.

“Nossas pousadas e hotéis são sempre ocupados por diversos turistas de outras regiões e os restaurantes e o comércio registram aumento nas vendas. Então, o evento proporciona ganhos para todos”, afirma o Secretário de Turismo e Cultura de Poconé, Manoel Salvador Pereira Leite.

Por fazer parte da tradição da cidade, a Cavalhada também é estudada pelos alunos da rede municipal e estadual. “É a união da irmandade de São Benedito. Além disso, faz parte da educação, por envolver as escolas estaduais e municipais, no estudo a respeito da Cavalhada com pesquisas entre os alunos, para que eles possam conhecer a história da Cavalhada, que uma cultura e tradição em Poconé”, comenta a Secretária de Educação de Poconé, Ornella Falcão.

Veja fotos da Cavalhada, registradas por  Sid Caneiro e Elizeu Silva, na galeria abaixo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet