Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Música

concerto

Violonista cuiabano é aprovado em mestrado nos Estados Unidos e faz ‘vaquinha’ para viagem

Foto: Arquivo pessoal/Facebook

Violonista cuiabano é aprovado em mestrado nos Estados Unidos e faz ‘vaquinha’ para viagem
De um violão tocando no quintal de casa como autodidata, para um recém-formado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ingressando em uma especialização nos Estados Unidos. A trajetória da música na vida do violonista Hoberdan Peno, de 27 anos, começou cedo, e agora tem um longo caminho otimista pela frente, a partir de sua seleção no programa de Mestrado na Georgia State University.

Leia mais:
Coral da UFMT realiza concertos com convidados para conseguir participar de encontro no Panamá


Ainda no primeiro semestre de 2018, Hoberdan recebeu a notícia de que havia sido aprovado em duas universidades dos Estados Unidos: a UGA (University of Georgia) e a GSU (Georgia State University. Para custear sua estadia em terras norte-americanas, o músico irá realizar um concerto de violão no dia 8 de julho, além de uma “vaquinha” que rola na internet.

Inclusive, foi a partir de uma vaquinha entre parentes que ele teve acesso ao seu primeiro instrumento, aos 11 anos. Apaixonado por violoncelo, o menino de Várzea Grande ganhou um violão, já que um cello é menos acessível e sua família não tinha condições para arcar com um instrumento. Enquanto isso, ele dedilhava as cordas do violão e se aventurava pelas partituras no quintal de casa, com livretos que ganhava do tio ou ajuda de amigos. Só foi tomar aulas aos 15.

“Meu processo de formação foi bem engraçado. Acho que todas as pessoas aqui no Brasil, acabam de um jeito ou de outro se superando, aprendendo do jeito que dá. Eu pegava informação com amigo, de como tocar, mas ainda me sentia um pouco limitado. O pessoal de casa, como não tínhamos condição, demorou um pouquinho ainda pra eu conseguir entrar numa escola de música de verdade. Ai eu entrei numa escola aqui em Várzea Grande mesmo”, conta Hoberdan, que começou a dar aulas depois em troca das suas aulas.

Após se matricular no Conservatório Lorenzo Fernandez e em um Curso-Técnico profissionalizante, ser violonista se tornou um caminho sem volta. “Eu não me lembro de algum momento da minha vida que eu não tenha me interessado por música”, comenta o jovem apaixonado por instrumentos de corda.

No Curso de Bacharelado em Violão, da UFMT, ele teve a oportunidade ainda de fazer dois semestres de mobilidade acadêmica na UFMG, em Belo Horizonte, orientado pelo professor Fernando Araújo.

A bolsa nos Estados Unidos chegou ao conhecimento dele após a apresentação de um festival em Santa Maria (RS), em 2015. Foi o professor Phill Snyder quem instigou Hoberdan a tentar o mestrado. O jovem “Eu tentei pra duas bolsas, tanto pra University Of Georgia quanto pra Georgia State University, e passei nas duas. Eu optei pro ficar com a Georgia State porque me deram um respaldo maior, eles que foram até o final comigo”.

Com referências que vão de Bach a Chopin, seu repertório também é voltado exclusivamente ao violão brasileiro e seus compositores. Além disso, o músico já participou de diversas apresentações, com destaque para o Concerto para Violão e Orquestra do compositor Carioca Nestor de Hollanda-Cavalcanti.

Para ajudar o Hoberdan, confira aqui a vaquinha online. Mais informações sobre os concertos, serão divulgadas em breve no Facebook.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet