Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

assinatura hoje

'Termo de Fomento' garantirá revitalização da Academia Mato-grossense de Letras

'Termo de Fomento'  garantirá revitalização da Academia Mato-grossense de Letras
O governador Pedro Taques e o secretário de estado de cultura, Gilberto Nasser, assinam na tarde desta terça-feira (3), às 16h, um Termo de Fomento, com a Academia Mato-grossense de Letras, garantindo a preservação patrimônio material e imaterial da Casa Barão, a revitalização do acervo e reativação do espaço cultural com agendamento escolar, visitas guiadas, realização de saraus, oficinas e a publicação de revistas especializadas, entre outras ações de fomento.

Leia também:
Após mais de 20 assaltos, Academia Mato-Grossense de Letras pode se mudar para o interior

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o objetivo é trazer vida, novamente, para dentro da academia. “Queremos oferecer ao público a oportunidade de visitar a Casa Barão e seu acervo em companhia dos/das imortais da literatura mato-grossense e de monitores treinados. Muito mais que uma visita à construção que se constitui como patrimônio histórico de Mato Grosso, queremos promover o encontro cultural ao tempo em que valorizamos a história, os imortais e a vivência, preservando assim nossas memórias e nossa literatura”, afirma o secretário.

Nos últimos anos, a casa, que é sede tanto da Academia Mato-Grossense de Letras quanto do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), foi alvo de mais de 20 assaltos. Em março deste ano, alguns imortais da academia cogitaram até mesmo a mudança da instituição para outra cidade do estado. Foram roubados da academia até mesmo a fiação elétrica, ar condicionado e a placa de bronze que homenageava o Barão.

Obra parada

A obra de revitalização da Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IGHMT), demorou dois anos para sair do papel e ser entregue.

As obras começaram em setembro de 2015, e em fevereiro de 2017 a presidente da AML na época, Marília Beatriz, chegou a emitir uma notificação extra-judicial à prefeitura exigindo a entrega do prédio. As obras foram feitas em uma parceria do IPHAN com a Prefeitura de Cuiabá.

O valor total de investimento na restauração do edifício foi de R$690 mil. As obras foram feitas tanto na Casa em si, quanto na biblioteca e no arquivo dos acervos das duas instituições, que são as mais antigas do estado ainda em atividade. A Casa foi entregue em março de 2017.

A Casa Barão de Melgaço

A Casa Barão foi construída entre 1775 e 1777, e em 1843 passou a ser residência do Barão de Melgaço, um francês naturalizado brasileiro que recebeu o título de Barão de Dom Pedro I após defender o Brasil na Guerra do Paraguai. Ele também foi governador de Mato Grosso cinco vezes, historiador, geógrafo, pesquisador e escritor.

Após sua morte, a casa passou aos descendentes, e foi desapropriada em 1926. Quatro anos depois, em 1930, passou a ser sede da AML e do IGHMT. Foi ali, também, a primeira faculdade de direito de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet