Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

novo conceito

Primeiro restaurante compartilhado de Cuiabá terá pratos de chefs renomados e amadores

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Primeiro restaurante compartilhado de Cuiabá terá pratos de chefs renomados e amadores
Foi durante uma viagem a Barcelona que Paulo Henrique e Patrícia Sempio conheceram o conceito de ‘restaurante compartilhado’. Ele, que é engenheiro florestal por formação, mas sempre foi apaixonado por gastronomia, e a esposa, decidiram trazer a novidade para Cuiabá. Para isso, fizeram uma sociedade com um casal de amigos, Mirela e Lucas Carvalho. O ‘Sagrado Sal’, resultado dessa união, dará espaço em sua cozinha para chefs iniciantes e renomados, e abre as portas no próximo dia 23 de julho, na capital mato-grossense.

Paulo, Patrícia, Mirela e Lucas (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Leia também:
Gastronomia do Univag dá curso gratuito de cozinha regional contemporânea, internacional e cake design

Paulo já foi dono de uma peixaria, que encerrou as atividades em 2014. No início de 2018, lhe veio novamente a vontade de montar um empreendimento. Foi aí que decidiu começar a faculdade de gastronomia. “Comecei a desenvolver um projeto, com a ideia de abrir no final do curso, dali a dois anos. Na verdade, o desejo era abrir uma trattoria, uma cantina italiana. Eu sou descendente de italiano,  gosto muito, e sinto falta”.

A ideia mudou – de certa forma – durante a viagem à Europa, e depois que encontraram o espaço em Cuiabá, e viram que era grande demais para ser somente uma cantina. Paulo e Patrícia visitaram restaurantes compartilhados em outras cidades do Brasil, e tiveram certeza do que queriam.

“Desde que eu comecei gastronomia - embora seja pouco tempo - eu percebo que de onde saem os pratos pra dentro, tem muita gente boa, muitos cozinheiros fantásticos, que ninguém sabe nem quem é. E são pessoas que passam, às vezes, cinco, dez anos numa casa, elevam o nome da casa. E o público, em geral, sabe só quem é o chef da casa, mas a equipe que esta por trás, ninguém conhece”, lamenta Paulo. “A ideia do compartilhamento é abrir a oportunidade para que esses cozinheiros, chefs - tanto amadores, iniciantes, quanto os que estão no mercado há muito tempo, mas não têm condições pra abrir um espaço – passem a ser reconhecido por aquilo que fazem”.

Sagrado Sal (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Como vai funcionar?

O Sagrado Sal vai abrir de segunda a sábado, no almoço e no jantar. No horário de almoço, um chef amador (ou iniciante) terá a oportunidade de preparar dois pratos - com apoio e consultoria dos chefs do Sagrado Sal - que ficarão no menu por uma semana. Estes pratos devem custar no máximo R$29, e serão avaliados pelo público. Além disso, todos os clientes saberão quem é o chef que os criou.

“O desafio é criar um prato autoral, com custo reduzido, que possa ser vendido por este preço e ter uma margem de lucro”, explica Paulo. Ao final da semana, o chef será remunerado pela quantidade de pratos que conseguir vender.

Paralelo a isso, o restaurante terá um cardápio próprio, de cozinha contemporânea e culinária internacional, para aqueles que não quiserem provar os pratos dos chefs da semana. No almoço, o sistema será executivo (entrada, prato principal e sobremesa).

Prato apresentado na degustação do restaurante (Foto: Sagrado Sal)

No jantar, tudo muda. A casa abre para chefs mais experientes, que farão um menu degustação – com quantas etapas quiserem – e que ficará disponível por quinze dias. Na primeira quinzena de agosto, o chef escolhido é Marcelo Cotrim, e, na segunda, Jaqueline Candil.

Neste caso, não há limite de preço. O chef terá a liberdade de criar o que quiser, e terá o apoio da equipe Sagrado Sal. O restaurante também terá um cardápio paralelo próprio, para o jantar, com mais de doze opções, dentre frutos do mar, massas e carnes, além de entradas e sobremesas.

Sábados e segundo andar

As novidades não param por aí. Como Paulo não abandonou seu sonho de ter uma trattoria, aos sábados o Sagrado Sal muda totalmente, desde a decoração até o cardápio, e se transforma em uma cantina italiana, no almoço e no jantar. Também haverá chefs convidados, mas sempre com essa condição.

No segundo andar da casa - que tem capacidade total para 150 pessoas – está uma cozinha show, que poderá receber cursos, palestras, workshops e cerimônias. A ideia é, todos os meses, trazer algum chef de renome nacional ou internacional, que terá o restaurante inteiro a seu dispor por uma noite.

Para além da culinária, o Sagrado Sal conta com uma adega com mais de 30 rótulos, a maioria italianos, e uma carta de drinks, inclusive um especial, que leva o nome do restaurante e é feito com vinho branco ou tinto. As bebidas ficam sob o comando do sommelier Roberto Parreira.

Adega (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A história do nome do restaurante é um conto à parte. Foi criado pela sócia Mirela, depois de descobrirem que o que eles queriam, ‘Baru’, já estava patenteado. “Um dia eu acordei com esse nome, e falei: que tal Sagrado Sal?”, conta a sócia. “Fui pesquisar o que significava e tem todo um lado positivo, tanto pro lado do esoterismo quanto do cristianismo, E tem também aquilo, que quando uma pessoa é sem graça, se fala: ‘ah, ela é tão sem sal...’. Envolve muita coisa. É purificação”.

Serviço

Sagrado Sal – Restaurante compartilhado
Endereço: Av. Cândido Mariano, 1100 (Perto do antigo Canela Fina)
INSTAGRAM
Inauguração: 23 de julho, segunda-feira
Funcionamento: Segunda a sábado, almoço e jantar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet