Olhar Conceito

Quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Notícias / Gastronomia

Cuiabano abre bar em homenagem ao avô de descendência portuguesa com petiscos e conservas

Da Redação - Isabela Mercuri

09 Ago 2018 - 14:18

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cuiabano abre bar em homenagem ao avô de descendência portuguesa com petiscos e conservas
Foi na década de 60 que seu Manoel abriu um bar na cidade de Poloni, interior de São Paulo. Por ter ascendência portuguesa, seu ‘Bar do Cinema’ ficou conhecido como ‘Bar do Portuga’ e, lá, ele servia petiscos e conservas caseiros, feitos com receitas de família. Quase 60 anos depois, o neto de seu Manoel, Paulo Mendonça, 35, cuiabano, inaugura nesta quinta-feira (9) a sua versão do ‘Bar do Portuga’, em homenagem ao avô.

Paulo e o avô, de 93 anos, no bar (Foto: Arquivo Pessoal)

Leia também:
Conheça o 'Simple': Novo bar e galeria de arte e moda autoral em Cuiabá

Nas paredes do local, é possível identificar a história por meio dos retratos em preto e branco. Seu Manoel mudou-se para Cuiabá depois dos filhos, que aqui passaram a administrar negócios em outros ramos. “Desde a minha infância escuto meu pai, que trabalhou junto com ele [meu avô], contando essa história da vida dele no bar, de quando ele começou a conquistar essas coisas”, lembra Paulo.

Fotos do antigo bar de Manoel (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A vontade de administrar algo próprio ligado à gastronomia e com forte tradição já era latente quando o empresário decidiu criar o Bar do Portuga. “A ideia de montar o bar, na realidade, primeiro é uma realização pessoal mesmo. Sempre tive vontade. Já trabalhei na noite, com shows e eventos, mas eu queria ter uma coisa que tivesse uma tradição de família, que mantivesse aquilo. Então todos os aperitivos que a gente tem aqui, todas as conservas são fabricadas, o cardápio nosso é preparado, nós fazemos ele aqui mesmo, nada a gente compra pronto”, garante.

O estabelecimento será inaugurado nesta quinta-feira (9), a partir das 16h. No cardápio, estão petiscos como bolinho de bacalhau, pasteis, moelas com pimenta, bolovinho de carne, bolinho de carne seca e mandioca, batatas recheadas e caldos, além das conservas tradicionais, de mini batata, cebola, jiló, salsicha, lombo suíno, carpaccio português e muito mais.

Bolinho de bacalhau (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Conservas serão vendidas à granel (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Na parte de bebidas, cervejas, chopes, caipirinhas, doses e alguns vinhos estão disponíveis. Para fidelizar os clientes, haverá também no local um clube, chamado ‘Clube Malta’. “Uma fidelização em que o bar terá uma programação do clube, e vai trabalhar com esse público na internet, convidando nos dias de jogos, e em dias especiais”, explica Paulo. “O clube malta vai dar aos clientes cadastrados uma caneca de chope, e quando ele vir e apresentar essa caneca, ele sempre terá algum benefício”.

O Bar do Portuga terá música ao vivo duas vezes por semana. Nesta quinta-feira (9), na inauguração, quem se apresenta é o Trio Furrundum, que vai tocar Bossa Nova, Baião e MPB. “A casa vem com uma proposta diferente de cardápio e programação, a gente está aqui pra agradar e servir bem os nossos clientes. Temos uma proposta de happy hour, e não de entrar noite adentro”, finaliza o proprietário.

Serviço

Bar do Portuga
Endereço: Rua General Miranda Reis (Ao lado da Funerária Santa Rita)
Funcionamento: Segunda a sexta, a partir das 16h
FAN PAGE

16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jota filho
    10 Ago 2018 às 18:16

    Parabéns. Mas já repararam que em Cuiabá inauguram-se pizzaria, hamburgueria, boate, enfim, empreendimentos que dão apenas subempregos. Há muito que não se inauguram uma indústria, um supermercado grande, uma loja de renome, um atacadista de porte. Porque será?

  • Véio Joaquim
    10 Ago 2018 às 09:11

    PARABÉNS.....sucesso.....

  • Edlene
    09 Ago 2018 às 22:05

    Parabéns e sucesso??????

  • Leni Leite Do Espírito Santo
    09 Ago 2018 às 17:35

    Parece que vai ser ótimo e desejo sucesso na nova casa.Parabens.

  • Luiz Andre Mendonça
    09 Ago 2018 às 17:27

    Sucesso no empreendimento e parabéns pela atitude em homenagear seu avo. Abrs!!

  • Marco Antonio Gouvêa
    09 Ago 2018 às 17:16

    Parabenizo por mas uma opcao para nos cuiabanos, estarei agendando para ir conhecer esse bar.

  • GIAN BALDO
    09 Ago 2018 às 17:10

    Nossa, de muito bom gosto o ambiente. Irei conferir em breve!

  • Papai
    09 Ago 2018 às 16:32

    Parabéns bady pela oportunidade e atitude familiar sucesso papai pra cima cuiaba pra cima brasil

  • Fabricio Santos
    09 Ago 2018 às 16:32

    Que bacana! Sucesso!

  • Elismara Aurea da Silva
    09 Ago 2018 às 16:20

    Parabéns pelo trabalho que tem,em colocar sempre sua família em primeiro lugar.Pois são eles que nos dá forças para seguir em frente.. E quando vai me levar pra esse bar kkkk,pra mim conhecer também...

Redes Sociais

Sitevip Internet