Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

Bar do Portuga

Cuiabano abre bar em homenagem ao avô de descendência portuguesa com petiscos e conservas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cuiabano abre bar em homenagem ao avô de descendência portuguesa com petiscos e conservas
Foi na década de 60 que seu Manoel abriu um bar na cidade de Poloni, interior de São Paulo. Por ter ascendência portuguesa, seu ‘Bar do Cinema’ ficou conhecido como ‘Bar do Portuga’ e, lá, ele servia petiscos e conservas caseiros, feitos com receitas de família. Quase 60 anos depois, o neto de seu Manoel, Paulo Mendonça, 35, cuiabano, inaugura nesta quinta-feira (9) a sua versão do ‘Bar do Portuga’, em homenagem ao avô.

Paulo e o avô, de 93 anos, no bar (Foto: Arquivo Pessoal)

Leia também:
Conheça o 'Simple': Novo bar e galeria de arte e moda autoral em Cuiabá

Nas paredes do local, é possível identificar a história por meio dos retratos em preto e branco. Seu Manoel mudou-se para Cuiabá depois dos filhos, que aqui passaram a administrar negócios em outros ramos. “Desde a minha infância escuto meu pai, que trabalhou junto com ele [meu avô], contando essa história da vida dele no bar, de quando ele começou a conquistar essas coisas”, lembra Paulo.

Fotos do antigo bar de Manoel (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A vontade de administrar algo próprio ligado à gastronomia e com forte tradição já era latente quando o empresário decidiu criar o Bar do Portuga. “A ideia de montar o bar, na realidade, primeiro é uma realização pessoal mesmo. Sempre tive vontade. Já trabalhei na noite, com shows e eventos, mas eu queria ter uma coisa que tivesse uma tradição de família, que mantivesse aquilo. Então todos os aperitivos que a gente tem aqui, todas as conservas são fabricadas, o cardápio nosso é preparado, nós fazemos ele aqui mesmo, nada a gente compra pronto”, garante.

O estabelecimento será inaugurado nesta quinta-feira (9), a partir das 16h. No cardápio, estão petiscos como bolinho de bacalhau, pasteis, moelas com pimenta, bolovinho de carne, bolinho de carne seca e mandioca, batatas recheadas e caldos, além das conservas tradicionais, de mini batata, cebola, jiló, salsicha, lombo suíno, carpaccio português e muito mais.

Bolinho de bacalhau (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Conservas serão vendidas à granel (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Na parte de bebidas, cervejas, chopes, caipirinhas, doses e alguns vinhos estão disponíveis. Para fidelizar os clientes, haverá também no local um clube, chamado ‘Clube Malta’. “Uma fidelização em que o bar terá uma programação do clube, e vai trabalhar com esse público na internet, convidando nos dias de jogos, e em dias especiais”, explica Paulo. “O clube malta vai dar aos clientes cadastrados uma caneca de chope, e quando ele vir e apresentar essa caneca, ele sempre terá algum benefício”.

O Bar do Portuga terá música ao vivo duas vezes por semana. Nesta quinta-feira (9), na inauguração, quem se apresenta é o Trio Furrundum, que vai tocar Bossa Nova, Baião e MPB. “A casa vem com uma proposta diferente de cardápio e programação, a gente está aqui pra agradar e servir bem os nossos clientes. Temos uma proposta de happy hour, e não de entrar noite adentro”, finaliza o proprietário.

Serviço

Bar do Portuga
Endereço: Rua General Miranda Reis (Ao lado da Funerária Santa Rita)
Funcionamento: Segunda a sexta, a partir das 16h
FAN PAGE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet