Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

roots

Inspirada na Starbucks, nova cafeteria promete qualidade e preço justo com marca em expansão

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Inspirada na Starbucks, nova cafeteria promete qualidade e preço justo com marca em expansão
Rubens Martins, 33, tem experiência com algumas franquias, mas sempre quis ter uma cafeteria, e sonhava em trazer a Starbucks para Cuiabá. Diante da negativa da marca – que só possui lojas próprias no Brasil, e não pretende vir para o Centro Oeste por enquanto - ele decidiu criar a sua própria. Assim nasceu a ‘Roots’, depois de dois anos de muito planejamento, com uma gama de produtos próprios. A primeira loja foi inaugurada há três meses no Aeroporto Marechal Rondon, mas até o final do ano ela já deve estar nos shoppings da capital e, em 2019, deve abrir uma loja de rua e começar a expansão pelo Brasil.

Leia também:
Cuiabano abre bar em homenagem ao avô de descendência portuguesa com petiscos e conservas

Durante sua longa pesquisa, o empresário decidiu criar o que ele chama de uma ‘mistura’ entre as cafeterias de segunda e de terceira onda. Ele explica: “No Brasil, a cafeteria não existia. Vendia-se café em padarias, lanchonetes. Quando a cafeteria saiu de dentro da padaria, e começou a se diferenciar, houve a primeira onda de cafeterias. A segunda onda é uma Starbucks. Que pega uma cafeteria - que já existia no mercado - e coloca um ambiente legal, um mix próprio, um café diferente com um pouco mais de qualidade. Hoje a gente vive um cenário de terceira onda. São cafeterias mais específicas, que cultuam o café, menores, que dependem de um barista que entenda de café, e que faça uma bebida perfeita. O mix é bem pequeno, é para o amante do café mesmo”.

Rubens em sua cafeteria (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A Roots uniu características da segunda onda, como o grande mix de produtos e a diferenciação de loja, com facilidade de compra e conforto, e características da terceira onda, como a qualidade. Para isso, fez questão de trazer uma máquina de expresso da Itália, e um blend de grãos produzidos na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, com notas acima de 8,3 – considerados cafés especiais.

'Sticks' de queijo (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Além do ‘básico’ – ou seja, o café – a Roots também quis trazer um pouco do que é famoso em cada país. Por exemplo, dos Estados Unidos, trouxe os donuts, o bolo red velvet, da Bélgica, os famosos Waffles, da Argentina, as empanadas, e, do Brasil, o guaraná (fabricado na própria cafeteria), os sticks de queijo (uma espécie de pão de queijo, que pode ser recheado de goiabada, sabor pizza ou recheado de maçã com canela) e os açaís, que também são receita própria da casa, com menos açúcar e xarope, e que são vendidos nos bowls ou batidos, como bebidas.

Açaí (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto) 

Para criar o cardápio, a casa analisou, além do Starbucks, as operações da Tim Hortons (cafeteria canadense) e da Dunkin’ Donuts. E foi a partir delas que criou sua receita própria de Frappé, o ‘Frarootino’: bebida à base de baunilha, de diversos sabores, em que há a opção de acrescentar ou não café. Dentre os sabores está, inclusive, o de açaí (que pode ser com café). Vale lembrar que o café ‘adicionado’ não é solúvel, e sim um expresso extraído na hora.

Outra exclusividade que está em fase de implementação é o açaí ‘squeeze’ (embalagem em cone para levar) e os bombons de açaí, cobertos com chocolate branco ou chocolate 70% cacau. A Roots ainda tem saladas de frutas, chocolates, chás gelados e quentes, sanduíches, cookies, muffins, sodas e muito mais.

Bombom de açaí (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto) 

Depois de lançada a primeira loja, a ideia de Rubens é colocar a Roots cada vez mais no mercado. “Não foram dois anos de planejamento pra abrir uma loja. Foram dois anos de planejamento pra abrir uma loja com todo um plano de expansão pros próximos cinco anos”, afirma. Até o final de 2018, por exemplo, ele já quer ter unidades em dois shoppings de Cuiabá. Em 2019, a ideia é ter uma loja de rua - com ambiente descontraído e espaço para reuniões – e iniciar o processo para ir para outras capitais do país, como franquia.

A Roots do aeroporto funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, dentro do aeroporto Marechal Rondon. Quem tiver interesse em ser um franqueado, pode entrar em contato pelo site (abaixo).

Serviço

Roots
Endereço: Segundo andar do Aeroporto Marechal Rondon
Funcionamento 24/7
INSTAGRAM / FAN PAGE / SITE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet